Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Pesquisa aponta alta aprovação do modelo cívico-militar no Paraná

Foto: Gabriel Rosa/Arquivo AEN
Pesquisa aponta alta aprovação do modelo cívico-militar no Paraná
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 6 de novembro de 2025 às 10h47 - Modificado em 6 de novembro de 2025 às 10h48

Uma pesquisa da Paraná Pesquisas, encomendada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), apontou alto índice de aprovação ao modelo cívico-militar no Paraná, implantado há quase cinco anos. O levantamento ouviu 1.510 pais e responsáveis e 1.212 professores e pedagogos de escolas da rede estadual em outubro.

De acordo com os dados, 89,3% dos pais e responsáveis e 90,4% dos professores e pedagogos afirmaram estar satisfeitos com o modelo, que atualmente abrange 312 escolas e cerca de 190 mil alunos em todo o estado. O grau de recomendação também foi considerado alto: 85,9% dos pais disseram que recomendariam o modelo a outras famílias, e 82,1% dos docentes indicariam a outras escolas.

Entre os pais entrevistados, 90% relataram satisfação com a disciplina dos estudantes e 70,5% afirmaram que os filhos estão aprendendo mais após a implementação do formato cívico-militar. A pesquisa ainda mostra aprovação quanto ao desempenho dos diretores (91,5%) e à relação da comunidade escolar (78,9%).

No grupo de professores e pedagogos, 73,5% apontaram a disciplina como um dos principais fatores positivos, e 82,4% avaliaram de forma positiva a atuação dos monitores militares nas escolas. Além disso, 51% acreditam que houve melhora no rendimento dos alunos e 66,9% disseram se sentir mais respeitados por eles.

O levantamento também mostra uma mudança de percepção entre os docentes: antes da implementação, 46,3% eram favoráveis ao modelo, número que passou para 69,9% atualmente.

A Secretaria da Educação divulgou ainda a lista de 50 escolas que passarão por consulta pública nos dias 17 e 18 de novembro para possível adesão ao modelo a partir do ano letivo de 2026. As instituições estão distribuídas em 34 municípios, incluindo Curitiba, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama e Ponta Grossa. Veja a lista abaixo:

Segundo a Seed-PR, os critérios para seleção das unidades seguem parâmetros técnicos definidos pelo Departamento de Educação. O modelo será mantido apenas nas escolas em que a maioria da comunidade escolar — pais, alunos e professores — aprovar a adesão.

A sondagem tem grau de confiança de 95%, com margem de erro de 2,9 e 2,6 pontos percentuais, respectivamente, entre professores e pais.

(OBemdito e AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.