Foto: Assessoria PF
Policiais Federais estiveram em Umuarama e apreenderam materiais relacionados com abuso sexual infantojuvenil nesta quarta-feira (5). O cumprimento do mandado de busca e apreensão está relacionado com a Operação Anjos da Rede VI.
A Justiça Federal é responsável por expedir o mandado e a equipe da Delegacia de Polícia Federal (PF) de Guaíra cumpriu a ordem judicial. A ação policial teve por objetivo aprofundar investigação sobre abuso sexual infantojuvenil. E ocorreu diante de informações de armazenamento de material ilícito em um endereço de Umuarama.
De acordo com a Delegacia da PF de Guaíra, os policiais que realizaram diligências em Umuarama aprendendo diversos materiais eletrônicos. Posteriormente, esses materiais passarão por perícia e irão instruir inquérito policial em curso.
A Delegacia de Polícia Federal em Ponta Grossa desenvolve a Operação Anjos da Rede VI. Além disso, o trabalho acontece em parceria com a Justiça Federal de Cascavel, que expediu o mandado de busca e apreensão.
“A Polícia Federal reitera seu compromisso com o combate aos crimes de abuso sexual infantojuvenil. Estando disponível para o recebimento de denúncias, inclusive de forma anônima, pelos meios de comunicação existentes”, informa a PF de Guaíra.
A PF aproveita para divulgar um alerta aos pais e aos responsáveis por crianças e adolescentes. A equipe reforça a importância de monitorar e orientar os filhos sobre o mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.
Conforme a PF, conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual e acompanhar de perto as atividades online dos jovens é imprescindível. Outra medida essencial de proteção é explicar para eles como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura.
Outras orientações são: estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador. Dessa forma, é possível ajudar a identificar situações de risco e de abuso sexual infantojuvenil.
É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. Os responsáveis devem reforçar que os menores podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes. Por isso, a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.
Por fim, a PF reforça que a participação da sociedade no combate a tal tipo de crime é fundamental, visando integral proteção de crianças e adolescentes.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais