Foto: Paraná Histórica
O documentário “Epopeia em terras roxas: o centenário da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná” estreia em novembro e promete emocionar o público com uma imersão na história da reocupação do Norte e Noroeste do Estado.
A produção audiovisual inédita, dirigida e roteirizada por Miguel Fernando, resgata o papel da Companhia Melhoramentos na transformação econômica e urbana da região. As pré-estreias começam no dia 17 de novembro e acontecem em Cianorte, Maringá, Londrina e Umuarama, com entrada gratuita.
Em Umuarama, a pré-estreia acontece dia 20 de novembro no Teatro Neiva Pavan na Unipar a partir das 19h. A reserva de convites já pode ser feita online. Além disso, o trailer do documentário está disponível no canal Paraná Histórica, no YouTube, permitindo ao público ter um primeiro contato com a obra.
O projeto é resultado de três anos de pesquisa, entrevistas e viagens internacionais. Durante esse período, a equipe do Cidades Históricas reuniu imagens, depoimentos e documentos para reconstruir o impacto da Companhia Melhoramentos. O trabalho da empresa ajudou a fundar mais de 60 cidades no Norte e Noroeste do Paraná, consolidando um legado histórico e econômico de grande relevância.
Miguel Fernando destaca que, entre 1925 e 1944, a Companhia fundou dez cidades apenas na fase britânica, entre elas Londrina. Posteriormente, empresários paulistas assumiram o controle e expandiram o campo de atuação, reforçando o crescimento regional. Além disso, o grupo foi responsável pela Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, que buscava ampliar os trilhos até Guaíra. Contudo, com o fim da Segunda Guerra Mundial, intervenções nacionais e internacionais levaram à nacionalização da empresa.
Em 1951, os investidores brasileiros rebatizaram a instituição como Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (Cmnp). Desde então, a empresa diversificou suas atividades, atuando também no setor sucroenergético e permanecendo ativa até hoje.
Além do documentário, a comemoração do centenário inclui um livro, escrito por Gastão Mesquita e Jorge Caldeira, disponível no site da Editora Sextante, e uma exposição itinerante assinada pelo curador Marcello Dantas, que circulará em várias cidades do Paraná.
O projeto conta com patrocínio do Sicoob, Planti Center, Fortgreen, Virginia Distribuidora de Bebidas e Cocamar, por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, com fomento do Instituto Cultural Ingá. A realização é do Cidades Históricas, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal.
Assim, “Epopeia em terras roxas” não apenas revisita o passado, mas também celebra o desenvolvimento e a identidade das cidades que nasceram da força empreendedora da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.
Fonte: Paraná Histórica
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais