Foto: Paraná Histórica
O documentário “Epopeia em terras roxas: o centenário da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná” estreia em novembro e promete emocionar o público com uma imersão na história da reocupação do Norte e Noroeste do Estado.
A produção audiovisual inédita, dirigida e roteirizada por Miguel Fernando, resgata o papel da Companhia Melhoramentos na transformação econômica e urbana da região. As pré-estreias começam no dia 17 de novembro e acontecem em Cianorte, Maringá, Londrina e Umuarama, com entrada gratuita.
Em Umuarama, a pré-estreia acontece dia 20 de novembro no Teatro Neiva Pavan na Unipar a partir das 19h. A reserva de convites já pode ser feita online. Além disso, o trailer do documentário está disponível no canal Paraná Histórica, no YouTube, permitindo ao público ter um primeiro contato com a obra.
O projeto é resultado de três anos de pesquisa, entrevistas e viagens internacionais. Durante esse período, a equipe do Cidades Históricas reuniu imagens, depoimentos e documentos para reconstruir o impacto da Companhia Melhoramentos. O trabalho da empresa ajudou a fundar mais de 60 cidades no Norte e Noroeste do Paraná, consolidando um legado histórico e econômico de grande relevância.
Miguel Fernando destaca que, entre 1925 e 1944, a Companhia fundou dez cidades apenas na fase britânica, entre elas Londrina. Posteriormente, empresários paulistas assumiram o controle e expandiram o campo de atuação, reforçando o crescimento regional. Além disso, o grupo foi responsável pela Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, que buscava ampliar os trilhos até Guaíra. Contudo, com o fim da Segunda Guerra Mundial, intervenções nacionais e internacionais levaram à nacionalização da empresa.
Em 1951, os investidores brasileiros rebatizaram a instituição como Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (Cmnp). Desde então, a empresa diversificou suas atividades, atuando também no setor sucroenergético e permanecendo ativa até hoje.
Além do documentário, a comemoração do centenário inclui um livro, escrito por Gastão Mesquita e Jorge Caldeira, disponível no site da Editora Sextante, e uma exposição itinerante assinada pelo curador Marcello Dantas, que circulará em várias cidades do Paraná.
O projeto conta com patrocínio do Sicoob, Planti Center, Fortgreen, Virginia Distribuidora de Bebidas e Cocamar, por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, com fomento do Instituto Cultural Ingá. A realização é do Cidades Históricas, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal.
Assim, “Epopeia em terras roxas” não apenas revisita o passado, mas também celebra o desenvolvimento e a identidade das cidades que nasceram da força empreendedora da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.
Fonte: Paraná Histórica
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais