Graça Milanez

Doula de Umuarama já acompanhou mais de 200 partos

“Com escuta, acolhimento e orientação, a doula transforma medo em força e parto em experiência de amor.” Esta é, em resumo, a definição que Mariani Barbosa, 29 anos, faz dessa profissional que acompanha a gestante da gravidez ao pós-parto.

A cada nascimento, uma história de amor e coragem se desenha — e, em muitas delas, Mariani está presente. Doula há seis anos, uma das mais requisitadas de Umuarama, já acompanhou mais de 200 partos, a maioria de pais de primeira viagem.

Para Mariani, ser doula é um dom e ela o tem. “Descobri que nasci para isso; é gratificante poder acolher, orientar e estar ao lado das famílias em um momento tão especial… Estou realizada”, exclama.

Para atuar na área, buscou formação em uma entidade considerada referência [na Revelando Doulas], na região de Campinas/SP, onde participou de um curso de imersão, focado em teoria e prática; depois, fez estágio voluntário.

“Procurei me preparar ao máximo; é uma grande responsabilidade estar presente num parto… Acredito que o conhecimento é fundamental para transmitir segurança e tranquilidade”, afirma Mariani, que é mãe de duas meninas, nascidas de parto natural, com acompanhamento de uma doula, é claro.

Mariani Barbosa, a doula que defende o parto natural e o protagonismo feminino em um dos momentos mais marcantes da vida

Escolha pela profissão de doula

Aliás, foi essa vivência que despertou nela o desejo de seguir essa profissão: “Vivi na pele todas as sensações de uma parturiente… Quando a gente passa por isso, compreende de forma muito mais profunda o valor da presença de uma doula”.

Além disso, segundo ela, foi um aprendizado imenso: “Acredito que foi uma lição que me ajudou a ser mais sensível e empática com as gestantes, porque a gente entende, com o coração, o que ela está sentindo”, declara.

“A doula ajuda mães a viverem o parto com mais confiança e serenidade”, diz Mariane, que atua na área há seis anos

Doula derruba mitos e preconceitos

Dona de voz suave e gestos delicados, Mariani informa que as doulas são reconhecidas como as maiores incentivadoras do parto natural e da amamentação. “São duas bandeiras que defendo com entusiasmo”, enfatiza.

No seu trabalho, a doula fornece apoio contínuo à gestante e sua família antes, durante e após o parto. “O ideal é iniciarmos a parceria a partir da 12ª semana de gestação, mas não há um limite de tempo para contratação”, avisa Mariani.

Além do apoio emocional e o repasse de informações seguras, ela também conscientiza sobre os direitos da gestante e ajuda a derrubar mitos e preconceitos: “Meu papel é mostrar que o parto pode ser uma experiência positiva, respeitosa e empoderadora”.

Segundo ela, toda mulher merece viver esse momento com calma e protagonismo. “Usamos técnicas que ajudam a reduzir a ansiedade, aliviam a dor e promovem a confiança da gestante, tudo envolto de muito afeto”, descreve, com a serenidade de quem vive a beleza do nascer quase todos os dias.

Entre sorrisos e gratidão: Mariani ao lado de Fernanda e da bebê Celina, símbolo de um parto vivido com serenidade e amor

Trabalho da doula é amparado por lei

A importância do trabalho da doula tem reconhecimento governamental. No Paraná, é garantido por uma lei estadual [Lei nº 21.053/2022]. Alguns municípios têm leis próprias que reforçam ou complementam a regulamentação estadual; é o caso de Umuarama, que sancionou a sua também em 2022 [Lei n° 4.526/2022].

Tanto a estadual quanto a municipal asseguram a presença de doula, sempre que solicitada pela gestante, durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato em hospitais, particulares ou da rede pública. “Foi uma grande conquista”, comemora Mariani.

No entanto, ela faz questão de ratificar que o papel da doula é oferecer suporte emocional à gestante: “Ela não realiza procedimentos médicos, não receita medicamentos e não interfere nas condutas da equipe de saúde… Sua função é somar!”

Inês, Fernanda e Celina: entre mãos que cuidam, a pequena chegou cercada de amor

Experiência que gera confiança

Mãe da pequena Celina, que hoje está com dois meses, Fernanda Feroldi Leitão, 30 anos, faz parte da lista de clientes de Mariani. Ela é empresária em Cidade Gaúcha.

Enquanto amamentava sua pequena, Fernanda lembrou com emoção de tudo o que viveu nos últimos meses. Para esse momento tão esperado, a decisão de buscar o acompanhamento de Mariani, segundo ela, foi positiva: “Foi a melhor escolha que poderia ter feito”.

Ela reafirma que foi muito bem assessorada. “Cada orientação que recebi fez diferença… A doula faz um trabalho muito importante e o apoio de Mariani foi decisivo para que o parto acontecesse de forma tranquila e confiante”, atesta.

E acrescenta: “Na hora do parto me veio a sensação de que a gente pode não dar conta, mas com a doula ao lado fiquei mais calma, segura… Isso muda tudo”.

Para a conversa com OBemdito, Fernanda veio acompanhada da mãe, Inês Feroldi Leitão, 59 anos. Inês conta que, trinta anos atrás, passou pelas experiências do parto normal e da cesárea.

“Agora, a única coisa que eu soube dizer para minha filha é que o normal foi muito melhor; e só! Tudo mudou muito de uns tempos para cá, por isso dei o maior incentivo quando ela decidiu contratar a doula”, conta a avó de Celina.  

== Acompanhe a Mariani pelo Instagram: mariani_doula/

== Para mais informações – 44 9 9807-3345 (whatsapp)

Graça Milanez

Recent Posts

Mãe ‘inventa’ receitas de sabonetes artesanais hipoalergênicos para driblar limitações em casa

De uma necessidade familiar nasceram as marcas 'Sinal Verde' e 'Casa Begônia', ambas para atender…

16 minutos ago

Câmara de Vereadores terá sessão extra para votar doação de terreno para nova escola estadual

Integrantes da Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniram nesta sexta-feira (19) para assegurar uma…

38 minutos ago

Pérola anuncia show gratuito de Thaeme & Thiago em frente ao Paço Municipal

O município de Pérola confirmou um show nacional para o fim do ano. No dia…

1 hora ago

Construção civil dá sinais de recuperação e aquece a economia de Umuarama

A construção civil de Umuarama deu claros sinais de recuperação neste ano. O aumento significativo…

2 horas ago

Umuarama terá 10 postos de saúde abertos até as 19h30 no mês de janeiro

Dez postos de saúde de Umuarama terão horário prolongado de atendimento durante todo o mês…

2 horas ago

Laudo da PF aponta hérnia bilateral e indica cirurgia para Bolsonaro

A Polícia Federal enviou nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais