O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, Capitânia da Esquadra e maior navio de guerra da América Latina, atracou em Belém (PA) para integrar as ações do Comando Operacional Conjunto “Marajoara”.
A estrutura foi criada pelo Ministério da Defesa para coordenar a segurança e o apoio logístico durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025, na capital paraense.
Durante o evento internacional, o NAM “Atlântico” funcionará como base de coordenação e centro de operações, oferecendo suporte estratégico às Forças Armadas que atuarão na região amazônica.
O navio dispõe de estrutura hospitalar completa e quatro aeronaves, empregadas em missões de transporte, apoio humanitário e atendimentos de emergência médica.
O Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Antonio Braz de Souza, destacou a importância do navio na missão conjunta:
“Com mais de mil militares e dezenas de viaturas e aeronaves a bordo, o ‘Atlântico’ reforça o poder de mobilização das Forças Armadas e a integração entre Marinha, Exército e Força Aérea em apoio à COP30.”
Com a chegada do NAM “Atlântico”, o Ministério da Defesa amplia sua presença estratégica na Amazônia Oriental, reforçando o patrulhamento fluvial, o apoio logístico e as ações de segurança que envolverão a COP30 em Belém.
A iniciativa faz parte de um esforço integrado para garantir que o evento ocorra com segurança, eficiência e capacidade de resposta a possíveis emergências.
(OBemdito com informações da Marinha)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais