Foto: Danilo Martins/OBemdito
Começou nesta segunda-feira (20) a Fase de Adaptação da Zona Azul Digital em Umuarama. O lançamento oficial ocorreu no baixadão da avenida Paraná, com a presença do prefeito Fernando Scanavaca e da presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Carla Frasquette. A nova etapa marca o início da operação do sistema que promete modernizar o estacionamento rotativo da cidade.
A Zona Azul Digital substitui o antigo modelo de cartões físicos por um sistema automatizado de controle de vagas. A fiscalização será feita por meio de leitura automática das placas dos veículos, realizada por três carros equipados com câmeras de alta tecnologia. O sistema dispensa a presença de agentes e usa inteligência artificial para identificar veículos estacionados irregularmente.
Durante os primeiros 15 dias, a operação será educativa, para que motoristas e comerciantes se adaptem às novas regras. Nesse período, não serão aplicadas penalidades, e os agentes estarão disponíveis para orientar os usuários sobre como utilizar o aplicativo e os totens de pagamento.
O prefeito Fernando Scanavaca destacou que o projeto atende a uma demanda antiga da população e do comércio local. “Era uma grande reivindicação de toda a comunidade, que nós estamos entregando hoje, junto com a presidência da Aciu. Tenho certeza que agora o comércio vai vender mais, porque muitos clientes deixavam de comprar em Umuarama por não encontrar vagas para estacionar”, afirmou.
De acordo com Scanavaca, a tecnologia do novo sistema traz praticidade e evita multas desnecessárias. “Quem usa o aplicativo será avisado com 10 minutos de antecedência quando o tempo estiver terminando. A multa será de R$ 40, sendo que metade do valor volta ao motorista como crédito. É uma forma de incentivar o uso correto e evitar punições”, explicou.
O aplicativo utilizado será o Vago, disponível para celulares Android e iOS. Por ele, o motorista pode comprar créditos e monitorar o tempo de uso. Caso o usuário finalize o estacionamento antes do período contratado, o saldo é devolvido proporcionalmente — benefício que não se aplica às compras realizadas diretamente nos totens.
A presidente da Aciu, Carla Frasquette, ressaltou que a implantação deve trazer reflexos positivos ao comércio. “Esse era um pedido antigo, inclusive antes da campanha do prefeito. Acreditamos que vai trazer uma melhoria muito grande, permitindo que o consumidor encontre vagas com mais facilidade e possa consumir no comércio com tranquilidade”, disse.
A expectativa da administração municipal é que a Zona Azul Digital traga mais organização ao trânsito e rotatividade nas vagas, especialmente na área central. A operação plena, com início da cobrança e das autuações, deve começar após o período de adaptação, ainda em outubro.
Leia mais sobre nesta matéria.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais