Fase de adaptação da Zona Azul Digital de Umuarama começa na segunda-feira
Os condutores terão 15 dias sem aplicação de multas ou advertências para conhecer o sistema, que funcionará por aplicativo, QR codes e parquímetros
A fase de adaptação ao novo estacionamento pago de Umuarama, a Zona Azul Digital, começa na próxima segunda-feira (20). Para que os usuários aprendam a usar o sistema, haverá um período de 15 dias sem aplicação de multas ou advertências. As informações são da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram).
O novo sistema é válido para utilização das vagas do estacionamento regulamentado na região central da cidade. O prefeito Fernando Scanavaca fará o lançamento da Zona Azul Digital às 9h de segunda, no baixadão da avenida Paraná – em frente a loja de calçados Jorrovi. O secretário Valdecir Capelli (Sestram) também estará presente.
“É importante que a população comece a utilizar os QR codes nas placas e se familiarize com os totens (parquímetros). E, principalmente, com o aplicativo de celular da Zona Azul Digital, que será extremamente necessário para as comunicações com o sistema”, explicou Capelli.

Reivindicação dos comerciantes
De acordo com a Prefeitura, a volta do estacionamento regulamentado e pago é uma reivindicação antiga do comércio local. Além disso, muitos consumidores encontram dificuldades para estacionar veículos na região central, no horário comercial.
“Esse foi um dos desafios que assumimos nesta gestão: resolver o problema com um sistema moderno, resolutivo, e uma cobrança justa. O preço inicia em R$ 1,00 (por 30 minutos) e não haverá cobrança para motos”, afirmou o prefeito Scanavaca.
O que o município propõe nesta fase inicial, são 15 dias sem multar nenhum usuário por estacionamento irregular, para que esses se familiarizem com o sistema. “Quem esquecer de ativar os créditos, exceder o tempo ou deixar de fazer o rodízio obrigatório (após duas horas) terá a infração ‘abonada’ nestas duas semanas. Não haverá multa nesse primeiro momento”, explicou o secretário da Sestram.
Uso do aplicativo da Zona Azul Digital
Como é um período de adaptação, é importante que as pessoas conheçam as formas de pagamento e as regras. A Sestram informa que fará ampla divulgação do modo de operação do sistema, principalmente, o uso correto do aplicativo da Zona Azul Digital.
Não haverá monitores nas ruas como acontecia com o sistema anterior. Por isso, a fiscalização dos usuários acontecerá por meio de veículos equipados com câmeras. Além disso, quando necessário, o condutor ‘infrator’ receberá a notificação por meio de mensagem pelo aplicativo.

“Não teremos colocação daquele aviso de irregularidade no para-brisa do carro ou TPU (Tarifa de Pós-Utilização), como era de costume. Toda a comunicação do órgão de trânsito com o usuário será pelo aplicativo. Se passou do tempo, se estacionou e esqueceu de ativar os créditos (pelo QR code, App ou parquímetro), o aviso de irregularidade será feito exclusivamente pelo aplicativo”, acrescentou Capelli.
Outro detalhe importante é que, além de instalar o aplicativo da Zona Azul Digital no celular, é fundamental que o usuário o configure para receber mensagens. Mesmo tendo o App instalado, se não autorizar o envio e recebimento de notificações o cidadão não saberá que cometeu infração de trânsito. E, posteriormente, receberá a multa em seu endereço.
“Mas a população pode ficar tranquila”, disse o prefeito. O aplicativo é de fácil utilização. “Além disso, faremos campanhas de orientação e distribuiremos impressos informativos sobre o sistema, o uso do App e tudo que o condutor de veículos precisa saber para usar bem a nossa Zona Azul Digital e aproveitar a rotatividade de vagas, que favorecerá em muito o nosso comércio”, completou Scanavaca.
Confira outros detalhes do novo estacionamento pago aqui.

(Informações: Assessoria PMU)





