Graça Milanez Publisher do OBemdito

Casal de Umuarama aposta em licores finos para complementar a renda

Letícia na cozinha, onde prepara os licores: trabalho que assume com satisfação - Fotos: Graça Milanez/OBemdito
Casal de Umuarama aposta em licores finos para complementar a renda
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 17 de outubro de 2025 às 20h33 - Modificado em 18 de outubro de 2025 às 17h46

Em Umuarama, um casal encontrou nos licores finos uma alternativa criativa para reforçar o orçamento familiar. Letícia e Gabriel Oliveira decidiram investir na ideia por acreditarem no fato de as pessoas valorizarem esta tradicional bebida.

Letícia é quem cuida da produção. Ela deixou o trabalho fora para se dedicar à filha Maria Gabriela, de 1,8 meses. E para não ficar sem renda, decidiu transformar a paixão por receitas artesanais em negócio.

Hoje ela produz sabores que vêm agradando bastante os clientes. Entre os mais vendidos estão o de doce de leite [que faz com leite condensado] e o capuccino; os de chocolate, morango e maracujá também têm agradado.

O de amora também faz sucesso, especialmente nesta época, quando a fruta está em abundância na região. “Outro destaque é o licor de poncã, de sabor delicado e refrescante”, destaca, acrescentando que está em teste o ‘piña colada’ [abacaxi coado] com coco.

“É algo que amo fazer… Tudo que é artesanal, que desperta felicidade no paladar, sempre me encantou. Na época da pandemia, aprendi confeitaria e cheguei a trabalhar com isso por um tempo… Agora minha aposta é nos licores”, afirma.

Licores 1
Produto artesanal: garrafas e rótulos com o charme que a bebida merece

Licores charmosos e saborosos!

O charme dos licores feitos pela Letícia é perceptível no primeiro olhar: coloridos e com frutas naturais, são elegantes e convidativos. Num rápido momento de degustação percebemos que, em se tratando de sabor, correspondem à aparência visual.

“Isso é proposital, claro, e serve para estimular os sentidos; quando associamos a beleza à qualidade, fazemos a bebida ficar mais apetitosa e atraente ao consumidor”, descreve Letícia.    

Animada com os primeiros resultados, Letícia conta com a ajuda de uma amiga para as vendas, nas feiras de hortifruti de quarta, sexta e domingo [na banca dos feijões].

“É uma forma de ajudar no orçamento e, ao mesmo tempo, fazer algo que eu gosto”, reafirma Letícia, que sonha em ampliar a produção e conquistar novos pontos de venda.

Leia também: Com nome afetivo no rótulo, casal de aposentados faz conserva artesanal para vender na feira.

Licores 4
Gabriel e Letícia: ‘invenção’ de sabores feita a quatro mãos

Mais que bebida, uma tradição

Os licores têm um lugar especial na tradição culinária, sendo considerados uma bebida fina e elegante. Produzidos a partir da infusão de frutas, especiarias ou cremes em álcool, carregam aromas e sabores que remetem à cultura e ao cuidado artesanal.

Muitos consumidores associam o licor a momentos de celebração e confraternização, tornando-o uma bebida presente em encontros de família, festas e até como opção de presente sofisticado.

“Sua versatilidade é outro atrativo: pode ser apreciado puro, gelado, em coquetéis ou até em receitas culinárias, como caldas e sobremesas”, observa Letícia.

Além disso, os licores artesanais despertam o interesse de quem busca produtos únicos e feitos com zelo. Cada garrafa carrega um pouco da história de quem produziu, criando uma conexão especial entre o produtor e o consumidor.

== Encomendas pelo whatsapp da Letícia: 44 9 8426-7650

Licores 3

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.