Defesa Civil e Inmet divulgam alertas de tempestades em Umuarama
A Defesa Civil do Paraná e o Inmet divulgaram alertas indicando a possibilidade de tempestade na região de Umuarama entre esta segunda e a terça-feira (dias 15 e 16). O Simepar também informa que deve chover até a terça.
O alerta da Defesa Civil tem vigência até 2h35 de da madrugada de terça. O aviso indica possibilidade de tempestades isoladas em Umuarama e região, com chuva pontualmente forte nas próximas 6 horas.
A orientação da Defesa Civil é para que as pessoas monitorem as condições em seu município e, em caso de emergências, liguem 199 ou 193. Além disso, a Defesa Civil disponibiliza informações sobre como proceder em casos de desastres em seu site (clique aqui).

Inmet alerta para tempestade na região
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas, um amarelo e um laranja, de possibilidade de tempestade na região de Umuarama.
A princípio, o aviso amarelo entrou em vigência às 10h desta segunda-feira e segue até às 10h de terça. Existem riscos potenciais de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Bem como, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O alerta laranja de tempestade do Inmet tem a mesma vigência. Porém, indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Bem como, possibilidade de queda de granizo.
Ambos tem como área de abrangência os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Orientações dos alertas do Inmet
O Inmet divulgou algumas instruções para a população de Umuarama e da região em caso de chuva intensa:
– Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
– No estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Para mais informações sobre os alertas, acesse o site do Inmet aqui.
Leia também: Chuva rompeu barragem de contenção na PR-182, entre Umuarama e Ivaté.






