Foto: IAT Umuarama
Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) resgataram nesta quinta-feira (16) seis aves silvestres que eram mantidas em cativeiro irregular em uma residência na área rural de Umuarama, no Noroeste do Paraná.
A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina do órgão ambiental – na ação foi constatado que as aves não possuíam anilhas, espécie de anel de marcação individual. A equipe apreendeu os pássaros e as gaiolas existentes no local, e o responsável foi autuado em R$ 3 mil.
Entre as aves apreendidas, estavam dois pintassilgos (Spinus magellanicus), dois tico-ticos (Zonotrichia capensis), um trinca-ferro (Saltator similis) e um coleira papa-capim (Dolospingus fringilloides).
Os animais agora passarão por uma avaliação veterinária, que irá averiguar se estão em condições para retornar à natureza ou se devem ser encaminhadas para um criadouro legalizado.
Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra.
Se preferir, outra opção é ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais