Fotos: Assessoria PMU
O setor de construção civil em Umuarama está demonstrando recuperação no vigor com o aumento da aprovação de novos projetos. Depois de a cidade registrar as médias baixas nos últimos dois anos, em 2025 está acontecendo uma reação bastante positiva.
A Prefeitura divulgou que em nove meses a Diretoria de Planejamento Urbano já acumula mais projetos aprovados para obras do que em todo o ano passado. De janeiro a setembro de 2025 a Diretoria aprovou 180.245 m² de projetos.
De acordo com o Executivo, as aprovações representam muitos empregos diretos. Bem como, a movimentação no setor imobiliário, comércio de materiais de construção, acabamentos e móveis planejados. Além disso, expansão das edificações comerciais e residenciais impacta positivamente outros setores do município. Em todo ano passado foram 171,9 mil m² e em 2023, apenas 161 mil m².
Outro dado importante é o aumento da média mensal em 2025, que passa dos 20 mil m² liberados por mês – contra 14,3 mil m² no ano passado e 13,4 mil m² em 2023. O maior volume de arovações de projetos ocorreu em julho deste ano. Conforme a Prefeitura, em julho o município autorizou a construção de 43.162 m² de obras, o maior valor para o mês nos últimos 10 anos.
“Volume próximo desse só encontramos em outubro de 2020 e antes disso, só em junho de 2017”, compara o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco. “Esse é um sinal claro de que os investidores voltaram a acreditar em Umuarama e a investir na cidade, diante do cenário decorrente das ações administrativas desta gestão”, completou.
O prefeito Fernando Scanavaca vai além. “Fizemos grandes mudanças desde que retornamos à Prefeitura em janeiro deste ano. Muitos ficaram surpresos, outros questionaram, mas a prova de que acertamos está aí. A cidade recuperou a credibilidade, a confiança, e as grandes obras retornaram. Acabou a estagnação da construção civil, esse setor tão importante da nossa economia”, comemorou.
Scanavaca elogia, ainda, a diversidade das obras, que inclui prédios comerciais/residenciais, barracões industriais, moradias de padrões variados, reformas e ampliações. “Tem obra para todo lado, gerando empregos, movimentando o comércio e melhorando a arrecadação do município. Isso contribui para a ampliação e melhoria dos serviços públicos, da infraestrutura urbana e da qualidade de vida da população”, finalizou.
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais