Construção civil recupera vigor e Umuarama registra alta na aprovação de projetos
De janeiro a setembro de 2025 a Diretoria de Planejamento Urbano aprovou 180.245 m² de projetos
O setor de construção civil em Umuarama está demonstrando recuperação no vigor com o aumento da aprovação de novos projetos. Depois de a cidade registrar as médias baixas nos últimos dois anos, em 2025 está acontecendo uma reação bastante positiva.
A Prefeitura divulgou que em nove meses a Diretoria de Planejamento Urbano já acumula mais projetos aprovados para obras do que em todo o ano passado. De janeiro a setembro de 2025 a Diretoria aprovou 180.245 m² de projetos.
De acordo com o Executivo, as aprovações representam muitos empregos diretos. Bem como, a movimentação no setor imobiliário, comércio de materiais de construção, acabamentos e móveis planejados. Além disso, expansão das edificações comerciais e residenciais impacta positivamente outros setores do município. Em todo ano passado foram 171,9 mil m² e em 2023, apenas 161 mil m².
Construção civil em crescimento
Outro dado importante é o aumento da média mensal em 2025, que passa dos 20 mil m² liberados por mês – contra 14,3 mil m² no ano passado e 13,4 mil m² em 2023. O maior volume de arovações de projetos ocorreu em julho deste ano. Conforme a Prefeitura, em julho o município autorizou a construção de 43.162 m² de obras, o maior valor para o mês nos últimos 10 anos.
“Volume próximo desse só encontramos em outubro de 2020 e antes disso, só em junho de 2017”, compara o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco. “Esse é um sinal claro de que os investidores voltaram a acreditar em Umuarama e a investir na cidade, diante do cenário decorrente das ações administrativas desta gestão”, completou.

Prefeito comemora retomada de grandes obras
O prefeito Fernando Scanavaca vai além. “Fizemos grandes mudanças desde que retornamos à Prefeitura em janeiro deste ano. Muitos ficaram surpresos, outros questionaram, mas a prova de que acertamos está aí. A cidade recuperou a credibilidade, a confiança, e as grandes obras retornaram. Acabou a estagnação da construção civil, esse setor tão importante da nossa economia”, comemorou.
Scanavaca elogia, ainda, a diversidade das obras, que inclui prédios comerciais/residenciais, barracões industriais, moradias de padrões variados, reformas e ampliações. “Tem obra para todo lado, gerando empregos, movimentando o comércio e melhorando a arrecadação do município. Isso contribui para a ampliação e melhoria dos serviços públicos, da infraestrutura urbana e da qualidade de vida da população”, finalizou.

(Informações: Assessoria PMU)





