Polícia Ambiental de Umuarama aplica R$ 121 mil em multas por destruição de mata
Fiscalização ambiental identificou danos graves à vegetação nativa
Uma ação de patrulhamento ambiental da Polícia Militar do Paraná (PMPR) resultou na autuação de um proprietário rural por graves danos ao meio ambiente em Nova Londrina nesta quarta-feira (08).
A operação foi conduzida pela 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), da Rotam. Durante a fiscalização, os policiais identificaram a presença de gado bovino solto dentro de uma área de mata na propriedade.
Após vistoria no local, a equipe constatou que os animais estavam causando destruição em áreas ambientalmente protegidas. Foram identificadas três nascentes com corpos hídricos dentro da propriedade, que deságuam no Ribeirão do Tigre.

A consulta ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) confirmou que se tratava de uma Área de Reserva Legal (RL). Os policiais também verificaram uma área em estágio médio de regeneração de Mata Atlântica, classificada como Remanescente de Mata Atlântica (RMA).
De acordo com a PMPR, os bovinos estavam danificando essas áreas sensíveis ao pisotearem o sub-bosque (vegetação rasteira), compactarem o solo e provocarem o assoreamento dos corpos hídricos, o que destrói as nascentes.
Resultados da operação
- Uma comunicação ao Ministério Público da comarca para providências penais;
- Três Autos de Infração Ambiental, somando R$ 121 mil em multas;
- 13,19 hectares de área embargada, impedindo novas atividades no local até sua recuperação.
O proprietário rural foi autuado pelos crimes de “Danificar vegetação nativa em APP, RL, e RMA em estágio médio mediante a bovinocultura”. A área foi embargada para evitar a continuidade dos danos.






