Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Na tarde desta terça-feira (7) aconteceu a solenidade de posse de Washington Guirão (PSB) como vereador na Câmara Municipal de Umuarama. A Justiça Eleitoral realizou sua diplomação na última segunda (6) após a cassação do então vereador Lucas Grau (Novo).
A cassação ocorreu em virtude da anulação dos votos do partido Novo por fraude eleitoral relacionada à cota de gênero. A juíza eleitoral da 89ª Zona Eleitoral de Umuarama, Sandra Lustosa Franco, sentenciou a condenação do partido. Após o Novo recorrer no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), os desembargadores confirmaram a decisão da primeira instância.
Na última segunda-feira aconteceu a retotalização dos votos para verificar o sucessor de Grau. E o resultado confirmou Guirão como substituto.
O presidente da Câmara, Luiz Antonio Caviquioli, conduziu a solenidade de posse de Guirão. Em seu discurso, ele afirmou que “na vida da gente alguns passam, cumprem sua missão. Outros vem, fazem sua missão ou dão continuidade. E nós estamos aqui para abraçar cada um que chega. Dentro do projeto que nós temos, que é trabalhar por Umuarama e estar contribuindo para que nós tenhamos uma cidade a cada dia melhor e, consequentemente, que as pessoas possam viver muito melhor”.
Em seguida, Caviquioli convidou Guirão para fazer o juramento de posse. No entanto, o presidente da Câmara ressaltou que este juramento era simbólico. Isso porque, o regimento interno da Casa de Leis determina que o juramento oficial deve acontecer apenas na primeira sessão ordinária após a diplomação.
Após Whashington Guirão proferir o juramento, Caviquioli anunciou que, em nome da Câmara Municipal de Umuarama, declarou o novo vereador empossado.
As vereadoras Cris das Fruta e Rosângela não compareceram à solenidade e justificaram suas ausências em virtude de compromissos previamente agendados.
Logo após a posse, o novo vereador aproveitou para falar sobre seus compromissos com a população umuaramense. O principal é a luta pela redução de tarifas dos serviços prestados pela Sanepar. Este é um tema recorrente nos discursos e conversas de Guirão, que questiona a renovação do contrato com a Companhia de Saneamento do Paraná pelo período de 30 anos.
Ele lembrou que já ocupou o cargo de vereador entre os anos de 2013 e 2016, quando foi eleito com 986 votos. Nas eleições de 2024, Guirão obteve 1.269 votos.
Durante questionamentos da imprensa, o vereador também se comprometeu a retomar o trabalho que já realizava anteriormente. E a buscar resultados ainda melhores.
Sobre seu relacionamento com o prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, Guirão afirmou categoricamente que não houve nenhum diálogo prévio entre ambos. “Minha postura é essa: o que for bom, que vai beneficiar a população, eu vou estar sempre fazendo parceria. Agora, aquilo que ver como inviável, serei contra”, afirmou.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais