Solenidade na Câmara de Umuarama empossa Washington Guirão como vereador
Após ser empossado, Guirão falou sobre seus compromissos com a população e que sua postura será sempre ficar ao lado do povo
Na tarde desta terça-feira (7) aconteceu a solenidade de posse de Washington Guirão (PSB) como vereador na Câmara Municipal de Umuarama. A Justiça Eleitoral realizou sua diplomação na última segunda (6) após a cassação do então vereador Lucas Grau (Novo).
A cassação ocorreu em virtude da anulação dos votos do partido Novo por fraude eleitoral relacionada à cota de gênero. A juíza eleitoral da 89ª Zona Eleitoral de Umuarama, Sandra Lustosa Franco, sentenciou a condenação do partido. Após o Novo recorrer no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), os desembargadores confirmaram a decisão da primeira instância.
Na última segunda-feira aconteceu a retotalização dos votos para verificar o sucessor de Grau. E o resultado confirmou Guirão como substituto.
O presidente da Câmara, Luiz Antonio Caviquioli, conduziu a solenidade de posse de Guirão. Em seu discurso, ele afirmou que “na vida da gente alguns passam, cumprem sua missão. Outros vem, fazem sua missão ou dão continuidade. E nós estamos aqui para abraçar cada um que chega. Dentro do projeto que nós temos, que é trabalhar por Umuarama e estar contribuindo para que nós tenhamos uma cidade a cada dia melhor e, consequentemente, que as pessoas possam viver muito melhor”.

Em seguida, Caviquioli convidou Guirão para fazer o juramento de posse. No entanto, o presidente da Câmara ressaltou que este juramento era simbólico. Isso porque, o regimento interno da Casa de Leis determina que o juramento oficial deve acontecer apenas na primeira sessão ordinária após a diplomação.
Após Whashington Guirão proferir o juramento, Caviquioli anunciou que, em nome da Câmara Municipal de Umuarama, declarou o novo vereador empossado.
As vereadoras Cris das Fruta e Rosângela não compareceram à solenidade e justificaram suas ausências em virtude de compromissos previamente agendados.

Guirão fala de compromissos com a população
Logo após a posse, o novo vereador aproveitou para falar sobre seus compromissos com a população umuaramense. O principal é a luta pela redução de tarifas dos serviços prestados pela Sanepar. Este é um tema recorrente nos discursos e conversas de Guirão, que questiona a renovação do contrato com a Companhia de Saneamento do Paraná pelo período de 30 anos.
Ele lembrou que já ocupou o cargo de vereador entre os anos de 2013 e 2016, quando foi eleito com 986 votos. Nas eleições de 2024, Guirão obteve 1.269 votos.
Durante questionamentos da imprensa, o vereador também se comprometeu a retomar o trabalho que já realizava anteriormente. E a buscar resultados ainda melhores.
Sobre seu relacionamento com o prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, Guirão afirmou categoricamente que não houve nenhum diálogo prévio entre ambos. “Minha postura é essa: o que for bom, que vai beneficiar a população, eu vou estar sempre fazendo parceria. Agora, aquilo que ver como inviável, serei contra”, afirmou.






