Paróquia São José Operário celebra 50 anos de fé e devoção em Umuarama
Comunidade nasceu de celebrações simples nos anos 1960 e se tornou referência espiritual
Em 2025, a Paróquia São José Operário celebra 50 anos de criação, marcando meio século de fé, história e compromisso comunitário.
Suas origens remontam à década de 1960, quando missas eram celebradas sob a luz de lampiões, reunindo fiéis que deram início à construção de uma comunidade sólida e atuante.
Em 1964, foi autorizada a construção da primeira capela, erguida na Praça 7 de Setembro, sob a proteção de São José Operário.
O crescimento da comunidade levou o então bispo diocesano, Dom José Maria Maimone, a oficializar a paróquia em 7 de outubro de 1975, nomeando o padre. Filberto Penisson como primeiro pároco.
Poucos dias depois, em 12 de outubro, durante a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Dom Maimone presidiu a missa que marcou a posse do sacerdote e a fundação oficial da paróquia.
Nos primeiros anos, a nova comunidade registrou batizados, casamentos e primeiras eucaristias, além da criação de pastorais e grupos de jovens.
Um dos mais marcantes foi o Comunidade Jovem Operariana (Cojo), que animou a fé e aproximou as novas gerações da vida paroquial.
Em 1977, a paróquia recebeu o terreno onde está localizada a Igreja Matriz, consolidando-se como referência espiritual da Diocese de Umuarama.
Ao longo de cinco décadas, diversos sacerdotes passaram pela paróquia, contribuindo para sua caminhada pastoral.
Atualmente, a comunidade é conduzida pelo Pe. Ederson Camilo, com o apoio dos vigários paroquiais padre Paulo Mariano Mendonsa e padre João Henrique Santana, que dão continuidade à obra iniciada há meio século.
O Jubileu de Ouro, segundo a paróquia, é um momento de recordar, agradecer e renovar a missão, mantendo vivo o legado de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores e guardião das famílias, exemplo de fé, perseverança e dedicação à missão divina.
(OBemdito com informações da Diocese de Umuarama)





