Fotos: Mariana Gevaerd/PCIPR
A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) realizou na quarta e na quinta-feira (1 e 2) a posse dos profissionais contemplados na maior nomeação da história da instituição. São 52 técnicos de perícia e 106 peritos oficiais que reforçarão o efetivo em todas as regiões do Estado.
Com a posse, os novos servidores já têm agenda definida. Nesta sexta-feira (3), eles começam o curso de formação na Academia de Ciências Forenses (ACF), etapa obrigatória para o ingresso na carreira. A preparação terá duração de cerca de três meses e inclui disciplinas como medicina legal, balística forense e cadeia de custódia.
Até a conclusão, os técnicos e peritos atuarão em atividades administrativas nas unidades regionais, o que vai possibilitar a familiarização com as rotinas internas e maior integração com as equipes já em atividade.
“A chegada desses novos profissionais representa um salto histórico para a Polícia Científica”, destacou o diretor-geral da PCIPR, Luiz Rodrigo Grochocki. Além disso, ele acrescenta que fortalecendo a estrutura, “ampliamos a capacidade de atendimento em todas as regiões. Dessa forma, asseguramos que a população tenha acesso a serviços periciais mais ágeis e modernos, reforçando o trabalho das forças de segurança no Paraná”.
A solenidade ainda contou com a presença do diretor operacional da PCIPR, Ciro Pimenta; da diretora administrativa, Tatiane Prussak; e do diretor da Academia de Ciências Forenses, Alexandre Lara.
Leia também: Polícia Científica de Umuarama aproxima estudantes de investigação criminal.
A posse dos novos técnicos e peritos faz parte da maior nomeação já realizada pela Polícia Científica do Paraná. Sobretudo, a ação reforça de maneira inédita o quadro de profissionais responsáveis pelas atividades de análise técnico-científica.
Com essa iniciativa, o investimento estimado para 2025 é de R$ 11.593.620,56, com previsão anual de R$ 47.831.781,59. Em 2019, o número total de servidores era inferior a 300. Atualmente, com as nomeações, o quadro ultrapassa os 700 profissionais, contando a nomeações de 354 profissionais do último concurso.
Esse incremento histórico representa um marco para a Polícia Científica, garantindo maior agilidade, precisão e modernização nos trabalhos periciais em todo o Estado.
(Informações: AEN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais