Paraná

Polícia Científica do Paraná empossa 158 novos técnicos e peritos

A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) realizou na quarta e na quinta-feira (1 e 2) a posse dos profissionais contemplados na maior nomeação da história da instituição. São 52 técnicos de perícia e 106 peritos oficiais que reforçarão o efetivo em todas as regiões do Estado.

Com a posse, os novos servidores já têm agenda definida. Nesta sexta-feira (3), eles começam o curso de formação na Academia de Ciências Forenses (ACF), etapa obrigatória para o ingresso na carreira. A preparação terá duração de cerca de três meses e inclui disciplinas como medicina legal, balística forense e cadeia de custódia.

Até a conclusão, os técnicos e peritos atuarão em atividades administrativas nas unidades regionais, o que vai possibilitar a familiarização com as rotinas internas e maior integração com as equipes já em atividade.

“A chegada desses novos profissionais representa um salto histórico para a Polícia Científica”, destacou o diretor-geral da PCIPR, Luiz Rodrigo Grochocki. Além disso, ele acrescenta que fortalecendo a estrutura, “ampliamos a capacidade de atendimento em todas as regiões. Dessa forma, asseguramos que a população tenha acesso a serviços periciais mais ágeis e modernos, reforçando o trabalho das forças de segurança no Paraná”.

A solenidade ainda contou com a presença do diretor operacional da PCIPR, Ciro Pimenta; da diretora administrativa, Tatiane Prussak; e do diretor da Academia de Ciências Forenses, Alexandre Lara.

Leia também: Polícia Científica de Umuarama aproxima estudantes de investigação criminal.

Polícia Científica fez a maior nomeação da história

A posse dos novos técnicos e peritos faz parte da maior nomeação já realizada pela Polícia Científica do Paraná. Sobretudo, a ação reforça de maneira inédita o quadro de profissionais responsáveis pelas atividades de análise técnico-científica. 

Com essa iniciativa, o investimento estimado para 2025 é de R$ 11.593.620,56, com previsão anual de R$ 47.831.781,59. Em 2019, o número total de servidores era inferior a 300. Atualmente, com as nomeações, o quadro ultrapassa os 700 profissionais, contando a nomeações de 354 profissionais do último concurso.

Esse incremento histórico representa um marco para a Polícia Científica, garantindo maior agilidade, precisão e modernização nos trabalhos periciais em todo o Estado.

(Informações: AEN)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

6 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

6 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

6 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

7 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

7 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais