Fotos: Assessoria PMU
Uma série de atividades acontece para celebrar o Dia do Idoso em Umuarama. A programação se estende nos próximos dias. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a 12ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Paranaense (Unipar) possibilitou a realização do Mutirão 60+.
O esforço concentrado atendeu a população da terceira idade no Serviço Social do Transporte (Sest/Senat).
A ação faz parte da programação do município em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro). O setor de Atenção Primária em Saúde (APS) definiu as atividades e as equipes atenderam os participantes em diversas áreas. Entre elas: odontologia, psicologia e nutrição. Bem como avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e testes rápidos, entre outros serviços especializados.
Leia também: Idoso surdo encontra no trabalho e na escola a receita para seguir ativo.
Para o Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) também programou atividade especial: um chá da tarde com bingo, no Ginásio de Esportes Mário Oncken. “Será uma ação recreativa em comemoração à data, destinada exclusivamente ao grupo de alongamento atendido pela Smel”, lembrou o secretário de Esporte e Lazer, Gentil Soares de Lima.
O programa ‘Vida Ativa Melhor Idade’ oferece atividades físicas regulares para a manutenção da saúde na melhor idade. Entre as práticas recomendadas, ofertadas nos 17 núcleos do projeto, estão caminhada e corrida leve, alongamentos e exercícios de flexibilidade. Bem como, natação, hidroginástica e pilates, yoga e Tai Chi Chuan, pedalada e musculação adaptada.
De acordo com a organização, o evento é fechado, com participação exclusiva ao público do projeto. A confirmação das presenças acontece junto à professora responsável, Karina Moraes, pelo telefone (44) 99931-7320.
Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e os órgãos da Divisão de Proteção Social Básica vão concentrar atividades de lazer e prestação de serviços. A ação ocorrerá no dia 1º no Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju).
A princípio, a partir das 8h30, o Cras (Centro de Referência da Assistência Social), do Cadastro Único (CadÚnico) fará atendimentos. A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa (SCFVI) também participa. O evento contará ainda com serviços do Ceju e uma variada programação cultural.
A ação, que recebeu o nome de 1º Fuzuê, terá apresentações artísticas com idosos e adolescentes. Além disso, os organizadores disponibilizarão serviços de saúde e cidadania (vacinação, CadÚnico, carteirinha da pessoa idosa paranaense 65+, aferição de pressão arterial e glicemia). Bem como, exposição de plantas do horto medicinal da Universidade Paranaense (Unipar), exposição de artesanatos e oficina intergeracional, coffee break. No encerramento acontece o tradicional baile da terceira idade.
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais