Saúde

Dia do Idoso inspira uma série de ações recreativas e de saúde em Umuarama

Uma série de atividades acontece para celebrar o Dia do Idoso em Umuarama. A programação se estende nos próximos dias. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a 12ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Paranaense (Unipar) possibilitou a realização do Mutirão 60+.

O esforço concentrado atendeu a população da terceira idade no Serviço Social do Transporte (Sest/Senat).

A ação faz parte da programação do município em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro). O setor de Atenção Primária em Saúde (APS) definiu as atividades e as equipes atenderam os participantes em diversas áreas. Entre elas: odontologia, psicologia e nutrição. Bem como avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e testes rápidos, entre outros serviços especializados.

Leia também: Idoso surdo encontra no trabalho e na escola a receita para seguir ativo.

Chá da tarde e bingo

Para o Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) também programou atividade especial: um chá da tarde com bingo, no Ginásio de Esportes Mário Oncken. “Será uma ação recreativa em comemoração à data, destinada exclusivamente ao grupo de alongamento atendido pela Smel”, lembrou o secretário de Esporte e Lazer, Gentil Soares de Lima.

O programa ‘Vida Ativa Melhor Idade’ oferece atividades físicas regulares para a manutenção da saúde na melhor idade. Entre as práticas recomendadas, ofertadas nos 17 núcleos do projeto, estão caminhada e corrida leve, alongamentos e exercícios de flexibilidade. Bem como, natação, hidroginástica e pilates, yoga e Tai Chi Chuan, pedalada e musculação adaptada.

De acordo com a organização, o evento é fechado, com participação exclusiva ao público do projeto. A confirmação das presenças acontece junto à professora responsável, Karina Moraes, pelo telefone (44) 99931-7320.

Apresentações para idosos e adolescentes

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e os órgãos da Divisão de Proteção Social Básica vão concentrar atividades de lazer e prestação de serviços. A ação ocorrerá no dia 1º no Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju).

A princípio, a partir das 8h30, o Cras (Centro de Referência da Assistência Social), do Cadastro Único (CadÚnico) fará atendimentos. A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa (SCFVI) também participa. O evento contará ainda com serviços do Ceju e uma variada programação cultural.

A ação, que recebeu o nome de 1º Fuzuê, terá apresentações artísticas com idosos e adolescentes. Além disso, os organizadores disponibilizarão serviços de saúde e cidadania (vacinação, CadÚnico, carteirinha da pessoa idosa paranaense 65+, aferição de pressão arterial e glicemia). Bem como, exposição de plantas do horto medicinal da Universidade Paranaense (Unipar), exposição de artesanatos e oficina intergeracional, coffee break. No encerramento acontece o tradicional baile da terceira idade.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

PM recupera carro com alerta de roubo durante patrulhamento em Umuarama

Um carro com alerta de roubo foi recuperado pela Polícia Militar na tarde desta terça-feira…

39 minutos ago

Colisão entre carro e motoneta deixa jovem ferida no centro de Umuarama

Uma mulher de 22 anos ficou ferida após a motoneta Honda Biz 125 que conduzia…

50 minutos ago

Mulher é agredida dentro de salão de beleza e tem óculos danificados em Douradina

Uma mulher de 24 anos foi agredida enquanto trabalhava em um salão de beleza no…

1 hora ago

Carreta do Saúde da Mulher começa atendimento em Umuarama na sexta-feira

A carreta do programa Saúde da Mulher já está em Umuarama e começa a atender…

1 hora ago

Hemonúcleo de Umuarama vive momento crítico e reforça urgência por doadores de sangue

O Hemonúcleo de Umuarama atravessa um período de maior pressão sobre os estoques de sangue…

1 hora ago

Avião da Azul assusta ao tocar pista e arremeter no Paraná; veja o vídeo

Um avião da Azul tocou rapidamente a pista do Aeroporto Regional de Pato Branco, no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais