Dia do Idoso inspira uma série de ações recreativas e de saúde em Umuarama
O Mutirão 60+ atendeu dezenas de idosos e a programação segue nos próximos dias
Uma série de atividades acontece para celebrar o Dia do Idoso em Umuarama. A programação se estende nos próximos dias. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a 12ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Paranaense (Unipar) possibilitou a realização do Mutirão 60+.
O esforço concentrado atendeu a população da terceira idade no Serviço Social do Transporte (Sest/Senat).
A ação faz parte da programação do município em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro). O setor de Atenção Primária em Saúde (APS) definiu as atividades e as equipes atenderam os participantes em diversas áreas. Entre elas: odontologia, psicologia e nutrição. Bem como avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e testes rápidos, entre outros serviços especializados.
Leia também: Idoso surdo encontra no trabalho e na escola a receita para seguir ativo.

Chá da tarde e bingo
Para o Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) também programou atividade especial: um chá da tarde com bingo, no Ginásio de Esportes Mário Oncken. “Será uma ação recreativa em comemoração à data, destinada exclusivamente ao grupo de alongamento atendido pela Smel”, lembrou o secretário de Esporte e Lazer, Gentil Soares de Lima.
O programa ‘Vida Ativa Melhor Idade’ oferece atividades físicas regulares para a manutenção da saúde na melhor idade. Entre as práticas recomendadas, ofertadas nos 17 núcleos do projeto, estão caminhada e corrida leve, alongamentos e exercícios de flexibilidade. Bem como, natação, hidroginástica e pilates, yoga e Tai Chi Chuan, pedalada e musculação adaptada.
De acordo com a organização, o evento é fechado, com participação exclusiva ao público do projeto. A confirmação das presenças acontece junto à professora responsável, Karina Moraes, pelo telefone (44) 99931-7320.

Apresentações para idosos e adolescentes
Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e os órgãos da Divisão de Proteção Social Básica vão concentrar atividades de lazer e prestação de serviços. A ação ocorrerá no dia 1º no Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju).
A princípio, a partir das 8h30, o Cras (Centro de Referência da Assistência Social), do Cadastro Único (CadÚnico) fará atendimentos. A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa (SCFVI) também participa. O evento contará ainda com serviços do Ceju e uma variada programação cultural.
A ação, que recebeu o nome de 1º Fuzuê, terá apresentações artísticas com idosos e adolescentes. Além disso, os organizadores disponibilizarão serviços de saúde e cidadania (vacinação, CadÚnico, carteirinha da pessoa idosa paranaense 65+, aferição de pressão arterial e glicemia). Bem como, exposição de plantas do horto medicinal da Universidade Paranaense (Unipar), exposição de artesanatos e oficina intergeracional, coffee break. No encerramento acontece o tradicional baile da terceira idade.

(Informações: Assessoria PMU)





