Foto: Ari Dias/AEN
A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) está reforçando a necessidade de pecuaristas para vacinarem seus bovinos e bubalinos contra a brucelose bovina, doença causada pela bactéria Brucella abortus e que pode ser transmitida também para seres humanos. A imunização pode ser realizada em qualquer período do ano e é obrigatória para bezerras entre três e oito meses de idade.
Segundo a agência, a brucelose é endêmica no Paraná e provoca perdas econômicas significativas, como queda na produção de leite, baixo índice reprodutivo, aumento no intervalo entre partos, abortos, morte precoce de bezerros e perda de animais. O abortamento no último terço da gestação é o principal sinal da doença, que também pode causar nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, inflamações no aparelho reprodutor e nas articulações.
As vacinas autorizadas no Brasil são a B-19 e a RB-51, sendo a primeira a mais utilizada por ter menor custo. A aplicação deve ser realizada sob responsabilidade de médico veterinário cadastrado na Adapar, com uso de equipamentos de proteção individual. Propriedades irregulares com a vacinação ficam impedidas de movimentar animais, incluindo a emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal).
A transmissão da doença ocorre principalmente pela ingestão de pastagem contaminada por restos fetais, placenta ou urina de bovinos infectados. Para evitar a entrada da brucelose em rebanhos sadios, é recomendado adotar quarentena e realizar exames antes da incorporação de novos animais.
Exames periódicos também fazem parte do controle. Fêmeas vacinadas com a B-19 podem ser testadas a partir dos 24 meses de idade, enquanto animais vacinados com a RB-51 e machos podem realizar o exame a partir dos oito meses. Nos casos de reagentes, a Adapar deve ser notificada pelo médico veterinário responsável em até 24 horas após a leitura dos testes.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais