Paraná

Ônibus Lilás chega a Altônia com serviços gratuitos para mulheres

O município de Altônia promove, nesta terça-feira (24), uma ação voltada ao cuidado e acolhimento das mulheres. O projeto Ônibus Lilás, organizado pela prefeitura em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e Procuradoria da Mulher, estará disponível das 9h às 18h, na Praça Carlos Gomes.

Diversos serviços gratuitos serão oferecidos ao longo do dia. Entre eles, estão orientação judicial, informações sobre o Cadastro Único (CRAS) e atendimento com profissionais de saúde. Ainda mais, haverá escuta psicológica, atividades de autocuidado e palestras sobre violência contra a mulher.

O evento também contará com a participação da Polícia Militar, que dará apoio com foco na aplicação da Lei Maria da Penha. Além disso, serão prestadas informações sobre vacinação, um dos serviços mais procurados em ações públicas desse tipo.

Segundo a administração municipal, a iniciativa busca fortalecer a rede de proteção e atendimento às mulheres da cidade. A proposta é garantir acesso à informação, ampliar o acolhimento e estimular a denúncia de casos de violência.

Apesar disso, o trabalho não se restringe apenas à questão da violência. Atividades de autocuidado e a Estação do Ofício também foram planejadas, com o objetivo de valorizar a autoestima e estimular a independência feminina.

O Ônibus Lilás é reconhecido como uma política pública itinerante voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher. Em Altônia, o projeto foi adaptado para oferecer também serviços de saúde e orientação social.

Leia também: Muro do Max Atacadista desaba e atinge três casas no Parque Laranjeiras

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

14 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

15 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

16 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

18 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais