Foto: Jonathan Campos/AEN
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), voltou a criticar nesta segunda-feira (22) a chamada PEC da Blindagem, aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados. Para ele, a proposta não corresponde aos anseios da sociedade e representa um retrocesso no debate sobre privilégios políticos.
Após palestra sobre economia na Associação Comercial de São Paulo, Ratinho Junior afirmou que a medida abre espaço para distorções. Segundo o governador, novos personagens podem buscar mandatos apenas para garantir proteção contra investigações, o que enfraqueceria a confiança no sistema político.
“A Câmara acabou fazendo essa proposta no afogadilho. Essa iniciativa não colabora com a segurança jurídica que parlamentares precisam para agir com independência. O Senado deve refletir mais antes de avançar”, declarou.
O governador ressaltou que muitos deputados votaram sem compreender o impacto da PEC. Ainda segundo ele, a sociedade brasileira lutou por décadas contra o foro privilegiado e agora enfrenta uma inversão da lógica, que amplia salvaguardas a políticos.
“Foi uma votação precipitada, pouco discutida e aprovada de forma açodada. Muitos parlamentares votaram sem saber de fato o que estava em jogo”, disse.
Críticos à PEC da Blindagem argumentam que o texto pode ser usado como escudo para impedir investigações contra deputados e senadores. Além disso, especialistas apontam que a medida fragiliza o princípio da igualdade perante a lei, uma vez que políticos passariam a contar com novas camadas de proteção jurídica. Ainda assim, a expectativa é que o Senado Federal conduza uma análise mais detalhada da proposta.
(OBemdito com informações Blog Contraponto)
Leia também: Câmara de Umuarama discute mudança da data-base para reajuste dos servidores públicos
A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…
Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…
A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…
São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…
A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…
Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…
Este site utiliza cookies
Saiba mais