Fotos: André Thiago/Sanepar
A Sanepar informa que a água distribuída tem controle de qualidade padrão ISO. A Companhia de Saneamento do Paraná produz em média 72 bilhões de litros de água por mês. Para garantir a qualidade desta água, equipamentos e profissionais especializados monitoram os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Em virtude dessa qualidade, o Inmetro concedeu a certificação da norma ABNT NBR ISO 17025 à Sanepar. De acordo com a Companhia, a certificação demonstra a capacidade de atender e gerar resultados analíticos com precisão e exatidão para atendimento destes parâmetros.
“Além das estruturas que fazem análises de hora em hora nas estações de tratamento de água, a Sanepar mantém laboratórios de referência. Esses analisam a conformidade e aferem os resultados destas análises. Esta acreditação do Inmetro vem mostrar o quanto nossos processos são confiáveis e correspondem a padrões internacionais”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
Atualmente os quatro laboratórios de referência da Sanepar no Estado, responsáveis pela avaliação de conformidades, têm certificação ISO 17025. Os laboratórios ficam em Cascavel (acreditação nº CRL 1512), Curitiba (acreditação nº CRL 1544), Londrina (acreditação nº CRL 1537) e Maringá (acreditação nº CRL 1501).
O Inmetro concedeu a primeira certificação desta Norma para Maringá em 2020. A unidade do Noeste do Estado acaba de ter a confirmação desta certificação após auditoria da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE/Inmetro), principal organismo de avaliação da conformidade no Brasil. O reconhecimento atesta que o laboratório segue critérios técnicos rigorosos para a análise dos processos, de acordo com a legislação brasileira.
“Nossa acreditação foi renovada por mais dois anos. Esta é sem dúvida uma conquista da nossa equipe, sempre empenhada na aplicação das ferramentas da qualidade no processo”, comemora o engenheiro químico e coordenador do laboratório de Maringá, Fernando Araújo.
Leia também: Sanepar conclui 90% das obras e amplia em 50% a produção de água em Umuarama.
Ele explica que o escopo acreditado envolve parâmetros de monitoramento de potabilidade de água e também do padrão de lançamento de efluentes. “Nossos laboratórios têm áreas que analisam amostras de água e áreas que analisam esgoto. Temos, então, a qualidade dos dois processos de tratamento da Sanepar dentro da norma ISO 17025”, afirma.
Araújo esclarece que os processos de análise acontecem em diferentes periodicidades (mensais, bimestrais e semestrais) conforme os requisitos estabelecidos. “A acreditação avalia uma série de requisitos técnicos em relação à forma como o laboratório realiza suas análises. Ela avalia se o laboratório está preparado na gestão dos seus processos e na competência de quem faz essa análise. Com essa acreditação, o laboratório tem a garantia de que os resultados lançados para o Ministério da Saúde e órgãos ambientais são confiáveis”, ressalta.
A acreditação na Norma ISO 17025 avalia a capacidade do laboratório de gerar resultados analíticos com precisão e exatidão, permitindo a rastreabilidade no sistema internacional de medição (SI). Para isso a companhia possui equipamentos calibrados, equipe de profissionais especializada e métodos confiáveis de medição.
A gerente de Avaliação de Conformidades da Sanepar, Cynthia Malaghini, responsável pela gestão dos quatro laboratórios do Estado, avalia que a certificação valida o conjunto de metodologia, equipamentos e profissionais que compreendem os laboratórios. “Além disso, monitoramos o ambiente, mantemos atualizada a equipe sobre a metodologia que deve ser seguida para o desempenho da cada atividade”, diz.
“Ser acreditado pelo Inmetro dentro de uma norma de padrão internacional significa que estamos cumprindo a missão de fornecer para a população a qualidade tanto da potabilização da água quanto o tratamento do esgoto que vai ser devolvido para a natureza”, afirma. “A confiabilidade do que fazemos nos nossos laboratórios é, sem dúvida, um valor acrescido aos produtos e serviços que a Sanepar entrega”, ressalta.
Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família
Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Este site utiliza cookies
Saiba mais