Sanepar conclui 90% das obras e amplia em 50% a produção de água em Umuarama
Captação no Rio Piava e no Ribeirão das Araras garantirá abastecimento por três décadas
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) avança na ampliação do sistema de abastecimento de água em Umuarama. Com 90% das obras já concluídas, o projeto prevê um aumento de 50% na capacidade de produção de água, passando dos atuais 290 litros por segundo para 440 litros por segundo. O investimento ultrapassa R$ 55 milhões.
A principal frente é a implantação de novas captações de água no Rio Piava e no Ribeirão das Araras, com construção de barragens e adutoras que somam mais de 14 quilômetros de extensão.
Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, o reforço no sistema vai “dar garantia operacional para manter o abastecimento na demanda atual e também pelos próximos 30 anos”.

Além das obras de captação, estão sendo executadas melhorias na atual estrutura, a construção de uma estação de bombeamento, de uma unidade de gerenciamento do lodo subproduto do tratamento de água, e intervenções para ampliar a malha de distribuição.
Essa última etapa inclui a instalação de registros, medidores de vazão e interligações de redes, garantindo que a água tratada chegue às residências com qualidade e quantidade adequadas.
A fase civil da obra está praticamente concluída, restando agora a instalação de equipamentos, estrutura elétrica e ajustes finais para que o novo sistema entre em operação.

Impacto econômico
Além de fortalecer a infraestrutura, os empreendimentos movimentaram a economia de Umuarama, com a geração de cerca de 1,2 mil empregos diretos, indiretos e induzidos durante a execução.
Universalização
Umuarama está entre as 33 cidades paranaenses com saneamento universalizado. Hoje, 100% da população já recebe água tratada, e 96% contam com coleta e tratamento de esgoto.
Com as obras programadas, esse índice deve subir para 98%, superando com antecedência a meta do Marco Regulatório do Saneamento, que prevê atendimento de 90% até 2033.
(OBemdito com informações e imagens da assessoria regional da Sanepar)





