Foto: Assessoria PMU
Após cinco meses de cuidados atentos, os irmãos Eduardo e Kazuo Fujiharo iniciaram nesta semana a colheita de uma nova safra de alho na chácara da família, no distrito de Serra dos Dourados, desta vez com um diferencial: a produção será destinada à expansão da cultura no município de Umuarama. Eles estão produzindo alho semente, das variedades amarante, gigante roxo, ito e quitéria, com certificação de origem e alto padrão, em estufa com tela antiafídeo para evitar contaminação por vírus.
A propriedade recebeu na quinta-feira dia 18, a visita de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), do gerente regional Danilo Eduardo Sebim e do secretário de Meio Ambiente, Cláudio Marconi, representando a administração municipal – que é parceira na realização do projeto, que faz parte do Projeto Alho Semente Livre de Vírus, desenvolvido pela Embrapa Hortaliças, em conjunto com o IDR-Paraná, a Prefeitura e a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu).
Uma das ações do projeto é produzir sementes selecionadas em estufas, com origem certificada, que depois são distribuídas para pequenos agricultores cooperados a custo zero, com o compromisso de devolverem ao projeto 50% da produção obtida para repasse a novos produtores. “Dessa forma é possível iniciar um plantio com potencial de grande rentabilidade, viabilizando pequenas propriedades e levando mais segurança aos produtores, com o aumentando da renda”, explicou Marconi.
O prefeito Fernando Scanavaca lembra que a equipe técnica da Prefeitura está atenta às novas tecnologias e oportunidades. “Buscamos alternativas para o produtor, em parceria com órgãos de pesquisa e extensão rural do Estado e da União, e apoiamos de diversas formas na busca por soluções para ajudar o pequeno agricultor a viabilizar sua propriedade e ter mais qualidade de vida”, afirmou.
Com um ciclo produtivo de cinco meses, do plantio à colheita, o alho é cultivado também fora da estufa pelos irmãos Fujiharo. A cultura se destaca pela produtividade, rentabilidade e facilidades no manejo, que possibilita inclusive o cultivo orgânico.
Os irmãos plantaram alho em uma estufa de 100 m² com irrigação contínua e nebulização, para controle de temperatura. A expectativa de produção é de até 100 quilos de alho semente. Já no cultivo a campo, em uma área de 200 m², a expectativa é produzir mais 200 quilos, que devido a origem e qualidade podem ser comercializados como sementes de segunda geração (G2) com valor ao redor de 30 a 50% acima do mercado.
“Estamos plantando alho pelo terceiro ano em canteiros a campo e agora na estufa. A produção é bem satisfatória, o trato é tranquilo e o preço final é muito atrativo”, disse o agricultor Eduardo Fujiharo.
O agrônomo Antônio de Pádua, do IDR-PR, responsável pelo trabalho junto aos agricultores, destaca que o bom resultado é fruto do trabalho e da dedicação dos produtores em seguir as recomendações técnicas para o cultivo. Para mais informações, produtores interessados devem entrar em contato com a unidade regional do IDR-Paraná de Umuarama pelo fone (44) 3621-3250.
Leia também: Secretaria de Agricultura e Shopping Palladium inauguram Feira do Produtor neste sábado
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais