Cotidiano

Icaraíma: Vestígios coletados no veículo das vítimas indicam troca de tiros

A investigação sobre o caso dos quatro homens que estavam desaparecidos em Icaraíma teve novos desdobramentos nos últimos dias. Na sexta-feira (dia 12) as forças de segurança localizaram uma caminhonete Fiat Toro e a perícia preliminar indica possibilidade de um confronto com troca de tiros entre vítimas e algozes. Os três amigos paulistas usaram o veículo para se deslocar até o Paraná no dia 4 de agosto.

E na noite de quinta-feira (18) equipes policiais encontraram os quatro corpos em uma vala, cerca de 650 metros distante do bunker onde estava a Toro. Por volta das 16h desta sexta (19) ainda não havia previsão de liberação dos corpos por parte do Instituto Médico-Legal (IML) de Umuarama.

Os profissionais iniciaram os exames de necropsia ainda no período da manhã. Porém, devido ao estado dos corpos (que estavam enterrados), o trabalho costuma ser mais demorado.

Análise pericial da Fiat Toro

O perito criminal Edilson Miaqui, da Polícia Científica do Paraná, conversou com a imprensa sobre os corpos localizados na zona rural de Icaraíma (confira aqui).

E, além disso, repassou detalhes a respeito da perícia na caminhonete das vítimas. De acordo com as análises preliminares da Polícia Civil, logo após a localização da Toro, havia sinais de perfurações por tiros nas partes frontal (em maior concentração no para-brisas) e lateral do veículo.

Questionado sobre uma possível troca de tiros entre as vítimas e os autores dos homicídios, o perito disse que ainda é cedo para afirmar que isso ocorreu, mas não descarta a hipótese.

“A gente fez alguns exames visuais e existem realmente perfurações balísticas de calibres diferentes. Mas ele mostra uma possível dinâmica, com probabilidade de embate. Porém, é difícil assegurar que esse embate tenha sido em um local específico, embora pareça ser em um dos locais que a gente analisou”, argumentou Miaqui.

Sobre impressões digitais de outras pessoas (além das vítimas) na Toro, o perito apenas declarou que é de incumbência da equipe de papiloscopia. E que não possuía essas informações.

Foto: Danilo Martins/OBemdito

Perícia da Fiat Strada

A Força Nacional localizou na tarde do último sábado (13) uma Fiat Strada que seria de propriedade de Antonio Buscariollo. Tonhão e seu filho, Paulo Ricardo Buscariollo, são os principais suspeitos do crime. Um homem estava em posse da Strada e a Força Nacional o autuou em flagrante por adulteração de sinal identificador. Em seguida, a picape foi levada para o pátio da Delegacia de Icaraíma.

O perito criminal Edilson Miaqui disse que acompanhou a perícia da Strada. A princípio, o veículo tem datas de furtos que são próximas do dia em que ocorreu o desaparecimento dos quatro homens. “A gente está verificando adulteração, mas nada muito significativo além dessa informação”, acrescentou.

A perícia não encontrou vestígios inequívocos de sangue e de disparos de arma de fogo na picape. Contudo, o perito não descarta a possibilidade de o veículo ter sido lavado no lapso temporal entre os desaparecimentos e a apreensão da Strada.

Polícia Civil de Icaraíma segue com investigações

Apesar da localização dos corpos de Diego Henrique Afonso, Rafael Juliano Marascalchi, Robishley Hirnani de Oliveira e Alencar Gonçalves de Souza, o trabalho de investigação continua. Agora, a Polícia Civil de Icaraíma, com apoio da 7ª Subdivisão de Umuarama, busca localizar os suspeitos do crime.

A Justiça expediu mandados de prisão em desfavor de Antonio e Paulo Henrique, porém, eles estão foragidos. Nesta sexta-feira a defesa dos Buscariollo voltou a afirmar que eles são inocentes. Confira aqui mais detalhes.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais