Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Frente fria deve derrubar temperaturas em até 13°C a partir de domingo em Umuarama

Frente fria avança sobre o Paraná a partir de domingo (21) e deve derrubar temperaturas

Após sábado de calor, chuva se espalha por todas as regiões e provoca declínio brusco nos termômetros (Foto Danilo Martins/OBemdito)
Frente fria deve derrubar temperaturas em até 13°C a partir de domingo em Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 20 de setembro de 2025 às 13h14 - Modificado em 20 de setembro de 2025 às 13h14

O calor que marca esta sexta-feira (19) e deve seguir até sábado (20) no Paraná dará lugar a temperaturas mais amenas a partir de domingo (21). De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), uma frente fria se aproxima e deve provocar chuvas em todas as regiões do estado entre domingo e segunda-feira (22), acompanhadas de temporais isolados, rajadas de vento e trovoadas.

A queda mais acentuada será registrada na faixa norte paranaense, onde os termômetros podem marcar até 10°C a menos de um dia para o outro. Em Loanda, por exemplo, a previsão é de 35°C no domingo e 23°C na segunda-feira. Em Umuarama, a máxima prevista de 35°C no domingo cairá para 23°C no dia seguinte.

No Oeste, a transição será mais gradual: em Foz do Iguaçu, as máximas caem de 31°C no sábado para 28°C no domingo, chegando a 22°C na segunda-feira. No Sudoeste, o cenário é parecido: em Pato Branco, as temperaturas caem de 30°C no sábado para 19°C na segunda-feira.

Na capital, Curitiba deve registrar 29°C no domingo e apenas 21°C na segunda-feira. Na sequência da semana, as mínimas ficam próximas de 10°C, segundo o Simepar. Em Guarapuava e Palmas, no Centro-Sul e Sudoeste, há previsão de mínimas abaixo de 5°C na terça-feira (23).

“As instabilidades trazem a chuva que o estado precisa, mas também provocam forte queda de temperatura, principalmente no Norte, onde a mudança será mais brusca”, disse o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar.

Além do alívio no calor, a frente fria aumenta a expectativa para agricultores e para a Defesa Civil, que monitora os riscos de temporais e chuvas intensas em pontos isolados do estado.

(OBemdito com informações da Agência Estadual)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.