Professora do IFPR Umuarama participa de missão acadêmica em Timor-Leste
Norma Barbado e mais 2 professores atuam no diagnóstico do mundo do trabalho e das necessidades de formação de recursos humanos em Timor-Leste
A professora Dra. Norma Barbado, do IFPR Umuarama, está participando da segunda edição da Ação Pontual de Cooperação Internacional em Timor-Leste (2025). Desde setembro, a professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Umuarama, atua em missão acadêmica e técnica.
Outros dois professores participam do trabalho. Engel Faustino Silva, do Instituto do Rio Grande do Norte (IFRN) e Heliomar Baleeiro de Melo Junior do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Os três são responsáveis por dar continuidade ao trabalho iniciado em 2024.
Entre as principais ações desenvolvidas no país do sudeste asiático, destacam-se:
– Diagnóstico do mundo do trabalho e das necessidades de formação profissional em Timor-Leste;
– Proposta do Curso Técnico em Cafeicultura, alinhado à cultura e economia local e
– Implantação do SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública), assim, fortalecendo a gestão educacional no país.
De acordo com o Instituto, essa cooperação reforça o compromisso do IFPR com a educação, a inovação e o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, aproxima ainda mais o Brasil e o Timor-Leste.

Missão acadêmica
O grupo atua no diagnóstico geral do mundo do trabalho e das necessidades de formação de recursos humanos em Timor-Leste. Trata-se de uma etapa essencial para o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica no país.
Além disso, foi apresentada ao Ministério da Educação timorense a proposta de Plano Curricular para o Curso Técnico em Cafeicultura. O objetivo é implantar o plano no Ensino Secundário Técnico Vocacional, alinhando a formação educacional às vocações produtivas e culturais da região.
Ainda nessa mesma ação, o professor Engel Silva contribui com a transferência de tecnologia. Isso ocorre por meio da implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Primordialmente, esta ferramenta tem revolucionado a gestão acadêmica e administrativa em instituições federais brasileiras.
Leia também: Aluna do IFPR Umuarama conquista prêmio em feira de ciência pré-universitária.

Importância da participação do IPFR
De acordo com o Reitor Adriano Willian da Silva Viana Pereira, a participação de professores do IFPR nessa missão no Timor Leste é uma importante ação de internacionalização. O trabalho reforça o compartilhamento de experiências entre a rede federal de educação profissional do Brasil e o Timor Leste.
“Essa cooperação internacional reafirma o compromisso do IFPR com a construção de pontes para a educação e o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, fortalecendo laços de amizade e solidariedade entre Brasil e Timor-Leste”, afirma.
A iniciativa é fruto do acordo entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e o Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (Infordepe/Timor-Leste), sob a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE).


(OBemdito, com informações do IFPR)





