Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Blitz da Lei Seca em Umuarama resulta em cinco motos apreendidas

A ação, parceria da Polícia Militar (PM) com a Guarda Municipal, também resultou em 16 notificações de trânsito

Foto: 25º BPM
Blitz da Lei Seca em Umuarama resulta em cinco motos apreendidas
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 13 de setembro de 2025 às 07h56 - Modificado em 13 de setembro de 2025 às 08h03

Na noite de sexta-feira (12), uma Blitz da Lei Seca foi realizada na Zona I de Umuarama, com foco na Lei Seca. A operação, conduzida pela Polícia Militar (PM) em parceria com a Guarda Municipal, teve início por volta das 23h e fiscalizou 40 veículos.

Durante a blitz da Lei Seca, foram apreendidas cinco motocicletas que apresentavam irregularidades na avenida Paraná, no Centro de Umuarama. Além disso, 40 motoristas passaram pelo teste do etilômetro e, ao todo, 16 notificações foram lavradas por diferentes infrações de trânsito.

Segundo a PM, a operação foi realizada na principal avenida da cidade pois concentra bares e estabelecimentos conhecidos pelo consumo de bebidas alcoólicas. Segundo a PM, o objetivo é coibir a condução de veículos sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas e, assim, reduzir os riscos de acidentes e mortes no trânsito.

Leia também: Imagens de um dia em busca de respostas: onde estão os quatro desaparecidos

Infrações

Entre as situações mais comuns de irregularidades estão o licenciamento em atraso, pneus carecas, ausência de equipamentos obrigatórios, adulteração de placas e documentação vencida. Dependendo da infração, o motorista pode ser multado, ter pontos somados à CNH, além da apreensão do veículo até a regularização. Em casos mais graves, como adulteração de sinais identificadores ou uso de veículo furtado, a conduta pode configurar crime previsto no Código Penal, sujeito a detenção e multa.

Já a embriaguez ao volante, que também é considerada crime, o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro prevê que conduzir sob influência de álcool ou drogas pode levar à prisão de seis meses a três anos, além de multa e suspensão da CNH. A infração é caracterizada tanto pelo teste de etilômetro acima do limite permitido quanto pela constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora, verificados pela autoridade policial.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.