Vereadores de Rancho Alegre D’Oeste aprovam Moção de Repúdio contra professor Adão Aristeu
Épisódio que motivou a manifestação ocorreu durante a comemoração à Independência do Brasil
Durante sessão realizada nesta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Rancho Alegre D’Oeste aprovou por unanimidade uma Moção de Repúdio contra o professor da Rede Estadual de Ensino, Adão Aristeu Ceniz. O episódio que motivou a manifestação ocorreu no último dia 5 de setembro, durante o evento cívico em comemoração à Independência do Brasil, realizado no município.
Segundo o documento, durante o desfile cívico, o professor retirou seus alunos antes do encerramento oficial da solenidade, interrompendo a participação estudantil e desrespeitando as falas das autoridades presentes.
A Moção, assinada pelos vereadores, classificou a conduta como lamentável, ressaltando que a atitude contraria o espírito de civismo, o respeito institucional e a valorização dos símbolos e da história do país.
Em justificativa, os parlamentares destacaram que a educação é pilar fundamental para a formação da cidadania, e que cabe especialmente ao professor orientar pelo exemplo, transmitindo valores como respeito, disciplina e participação social.
“Atitudes que destoam desse compromisso acabam por fragilizar o propósito educativo e comprometem a formação dos jovens”, afirmaram os vereadores.
Ao final, a Câmara Municipal reafirmou seu compromisso com a defesa de uma educação pautada no civismo, no respeito às instituições e na valorização da Pátria, destacando que o episódio serve de alerta para a importância da responsabilidade de todos os agentes envolvidos no processo educativo.
Assinaram a Moção de repúdio os vereadores Valéria Minervino, Anderson Borgo, José Antonio Zanuto, Nilton Bernal, Reinaldo Dias, Alexandre Marques, Antonio Amaro Alves, Marcos Medeiros Farias e Odair Barboza.
(Texto: Assessoria/Câmara de Rancho Alegre D’Oeste)





