Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes votou pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. O posicionamento ocorreu nesta terça-feira (9), na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que julga o núcleo crucial da organização criminosa denunciada pela Procuradoria-Geral da República.
O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, foi o primeiro a votar e falou por mais de 5 horas. Os demais ministros do colegiado – Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente da Turma – ainda irão se manifestar. A expectativa é de que o julgamento seja concluído até a próxima sexta-feira (12).
Moraes votou pela condenação dos oito réus pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.
Nos crimes de dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado, o relator votou pela condenação de sete réus. A exceção foi o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin, cuja ação foi suspensa em relação a esses pontos por decisão da Câmara dos Deputados.
Segundo Moraes, Jair Bolsonaro liderou a organização criminosa, que tinha um projeto autoritário de poder com a intenção de impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou depor o governo eleito.
As penas a serem aplicadas ainda serão debatidas pelos ministros antes da conclusão do julgamento.
Moraes elencou, durante a leitura do seu voto, 13 atos executórios que comprovam a existência da organização criminosa golpista e sua ação coordenada e planejada para tentar reverter os resultados das eleições, mantendo o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.
(OBemdito e Agência Brasil)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais