Saúde

Especialista do Norospar ressalta os benefícios da doação de leite materno

No mês passado, conhecido como Agosto Dourado, diversas ações foram realizadas em todo o país com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno. A cor dourada foi escolhida para simbolizar o padrão ouro de qualidade desse alimento, considerado insubstituível para a saúde dos bebês. 

Em entrevista ao OBemdito, o pediatra e especialista em UTI pediátrica Dr. Kelson Ferrarini – CRM 23316, coordenador do Serviço de Pediatria e Neonatologia da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Hospital e Maternidade Norospar, destacou que “vale ouro, diamante, e cada gota de leite pode salvar vidas”. Para ele, a amamentação é um verdadeiro remédio natural, que oferece anticorpos e vacinas naturais capazes de proteger o bebê contra infecções e diversas doenças. Além de ser nutricionalmente completo, o leite materno pode reduzir o risco de obesidade e diabetes no futuro e, segundo estudos, contribui para o desenvolvimento do quociente de inteligência da criança. Já para as mães, a prática auxilia na recuperação pós-parto, diminuindo o sangramento mais rapidamente, entre outros benefícios. 

O médico ressalta ainda a relevância do Banco de Leite Humano – BLH Norospar. “Além de incentivar a amamentação, nós incentivamos a doação do leite materno. Esse leite doado é utilizado na unidade neonatal e na maternidade e pode inclusive salvar vidas”, afirmou. Essa doação é especialmente essencial para os bebês prematuros, que muitas vezes ainda não podem contar com a produção de leite das próprias mães. 

Apesar da importância, a doação de leite materno ainda enfrenta desafios. “Muitas vezes as mamães pensam que o leite que produzem é suficiente apenas para os seus próprios filhos. Contudo, no geral, muitas mães produzem mais do que o necessário, e essa produção adicional poderia ser doada e ajudar muitos bebês”, explicou Dr. Kelson. Ele reforça que a resistência muitas vezes está ligada à falta de informação, e iniciativas como as realizadas em agosto têm justamente a missão de conscientizar e estimular esse gesto de solidariedade. 

O especialista lembra ainda que não há comparação possível entre o leite materno e os produtos industrializados. “O segundo é um leite artificial, mas o materno é muito mais completo e tem os anticorpos, as vacinas naturais que nenhum leite industrializado tem”, disse. Para ele, reforçar essa mensagem é essencial para que cada vez mais mães compreendam que doar leite é doar vida. 

Se você amamenta, seja doadora

Não é preciso sair de casa para doar leite materno. Faça seu cadastro através do WhatsApp (44) 98857-6075. De segunda a sexta-feira, das 08h:00 às 11h:30 e das 13h:00 às 17h:30. 

Mais informações: (44) 3621-1299. Av. Ipiranga, 3883 – Zona I, Umuarama – PR, 87501-310.  O BLH Norospar oferece consultoria de amamentação gratuita para gestantes e puérperas. Basta agendar o seu horário. 

PUBLIEDITORIAL

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

42 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais