Foto: Assessoria/Câmara Umuarama
A Câmara de Vereadores de Umuarama analisou 16 projetos na primeira sessão ordinária de setembro, que aconteceu na noite de segunda-feira (1º). As propostas estão relacionadas com o desenvolvimento social, urbano e com a saúde. Entre os assuntos estavam a atualização de zoneamento urbano, cessão de imóveis para entidades beneficentes e revogações de normas obsoletas.
Os projetos de lei nº 043/2025 e nº 057/2025 promovem a desafetação de imóveis pertencentes ao município. O segundo também inclui a autorização para a doação de um desses bens.
Além disso, a pauta da sessão da Câmara de Vereadores continha os projetos de lei 047/2025, 048/2025 e 051/2025. Os três são relacionados à concessão, a título gratuito, do direito real de uso de imóveis públicos a diversas associações. Estas concessões beneficiam entidades como a Associação Vida e Solidariedade do Parque Industrial e as Associações dos Moradores de Roberto Silveira, de Moradores do Jardim Sol Nascente e de Moradores do Conjunto Habitacional Patrimônio de Umuarama.
Os vereadores também votaram o projeto nº 055/2025, com ajustes administrativos, para autorizar a cessão de um servidor do Executivo para a Prefeitura de Mariluz. Ademais, a proposição de lei nº 056/2025 propunha a alteração na lei que criou a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama (Acesf).
Por fim, o vereador Jabá da Carroceria propôs o projeto de Decreto Legislativo 14/2025 para denominar via pública em Umuarama. A iniciativa estava em segunda votação.
Posteriormente, os vereadores deliberaram sobre o Projeto de Lei Complementar 011/2025, de autoria do Poder Executivo Municipal. A iniciativa atualiza o Anexo I da Lei 441/2017, que trata do Zoneamento Urbano de Umuarama.
A proposta visa incorporar o mapa físico vigente do zoneamento, para corrigir um descompasso entre as alterações textuais da lei e a representação visual. Dessa forma, garante mais clareza, segurança jurídica e transparência para a administração pública e a população. A proposição recebeu aprovação por unanimidade.
Também de iniciativa do Executivo, com aprovação unânime em primeira discussão e votação, estava o Projeto de Lei 059/2025. A proposta concede o uso gratuito de imóvel público à AMA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama.
A área possui 1.964,67m² e servirá para a entidade desenvolver suas atividades essenciais de habilitação, reabilitação, atendimento e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Bem como, promoverá acolhimento e apoio às famílias.
Durante a sessão, os vereadores votaram o Projeto de Lei 060/2025, que trata da revogação da Lei Municipal nº 3.721/2011. Tal legislação desafetou uma área pública de 3.811,72m² no Loteamento Parque San Marino. Com a revogação, o espaço volta a ter caráter de bem público de uso comum da população.
A princípio, o local abrigará o Projeto Estadual Meu Campinho, voltado à promoção do esporte, lazer e convivência comunitária. Especialmente para crianças e adolescentes. O conteúdo também recebeu aprovação unânime em primeiro turno.
Já o Projeto de Lei nº 062/2025, do Poder Executivo, aprovou de forma unânime (em primeira votação) a desafetação de parte de uma via pública, especificamente onde está localizada a Antiga Rodoviária. O objetivo é reclassificar essa área do domínio público municipal para permitir sua utilização em fins específicos de interesse público. A iniciativa visa adequar a situação fundiária do imóvel.
Voltado ao contexto educacional, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 063/2025 para a revogação integral da Lei Municipal nº 1.288/1988. A norma versa sobre a criação e funcionamento de cursos supletivos na modalidade de função suprimento. A justifica é que já existem legislações federais e estaduais que regulamentam a matéria de forma abrangente.
Outra iniciativa do Executivo (o projeto nº 066/2025) autorizou a administração municipal a adquirir, mediante desapropriação amigável ou judicial, o imóvel sob matrícula n.º 23.803. A área fica no Conjunto Residencial Guarani III, atualmente em situação de abandono. O espaço será destinado à execução de projetos sociais.
O vereador Luiz Antônico Caviquioli assina o Projeto de Lei 038/2025, aprovado por unanimidade em primeiro turno, declarando de Utilidade Pública o Instituto Beneficente de Oftalmologia Santa Luzia. O motivo é a prestação de relevantes serviços de assistência social à comunidade.
Outro texto em primeiro turno de votação é de autoria do vereador Clebão dos Pneus (nº 058/2025). De acordo com a proposta, passa a ser obrigatória a verificação dos níveis de glicose no sangue (glicemia capilar) em crianças e adolescentes de 0 a 12 anos durante atendimentos de emergência e urgência nas unidades de saúde do município. A iniciativa busca garantir diagnósticos precoces de condições graves, como hipoglicemia ou diabetes tipo 1. Em discussão e votação, recebeu aprovação unânime.
(Informações: Assessoria/Câmara Umuarama)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais