Foto ilustrativa: Freepik
Sete alunos de 9 anos de idade foram perfurados por uma mesma agulha durante uma suposta “brincadeira” em uma escola municipal em Sarandi, na tarde de quinta-feira (28). De acordo com as informações, as crianças tiveram que passar por exames uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de saúde, para avaliar o risco de contaminação.
A situação aconteceu durante o recreio dos alunos, que estudam na Escola Municipal Padre José de Anchieta. Segundo a Secretaria de Educação do município, uma menina teria levado o objeto e outro aluno teria o encontrado na mochila da colega.
A Guarda Municipal também foi mobilizada para verificar situação. Segundo a Secretaria de Educação, após o episódio, todos os pais foram informados sobre o caso, e atualmente estão tentando entender melhor o que ocorreu.
Após a sequência de exames feitos na UBS Jardim das Flores, as crianças foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). As autoridades suspeitam que a agulha seja utilizada para aplicação de insulina. Entretanto, o objeto ainda não foi encontrado.
Felizmente, o resultado dos exames feitos deu negativo para qualquer tipo de contaminação entre as crianças. Na manhã desta sexta-feira (29), os pais dos alunos estiveram presentes em uma reunião da escola, onde o aluno que perfurou os colegas disse que fez o ato pois teria visto a brincadeira em uma rede social.
A Prefeitura de Sarandi também se manifestou sobre o caso. Leia abaixo a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi comunicada pela direção da Escola Municipal Padre José de Anchieta sobre um episódio ocorrido nesta quinta-feira (28), durante o intervalo escolar, por meio de uma brincadeira infantil, uma das alunas levou uma agulha de insulina, e propos a brincadeira “de quem tinha coragem de ser furado” quando alguns alunos fizeram uso indevido e compartilhado.
A equipe escolar, ao identificar a situação, adotou imediatamente as medidas cabíveis, com orientações aos alunos e contato imediato aos responsáveis e Unidade Básica de Saúde Jardim das Flores, solicitando a avaliação preventiva de saúde dos estudantes envolvidos, ao todo 7.
Reforçamos que a ação foi pontual, realizada de forma oculta pelos alunos, e que não houve omissão por parte da equipe da escola.
Todas as providências já estão sendo tomadas de forma articulada entre a Educação, Saúde e responsaveis para garantir a segurança e o bem-estar das crianças, incluindo a realização de exames e acompanhamento médico adequado.
A gestão municipal ressalta ainda que medidas educativas e de conscientização serão intensificadas junto aos alunos e suas famílias, de modo a prevenir novas ocorrências e reforçar os cuidados com a saúde e a responsabilidade no ambiente escolar.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a proteção, segurança e bem-estar dos estudantes da rede municipal de ensino.”
*Com informações da Rede Massa.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais