Iniciativa pretende ampliar o conhecimento da população sobre relações de consumo (Foto Geraldo Bubniak/AEN)
A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio do Procon-PR e dos Procons Municipais do Paraná, abriu inscrições para cursos gratuitos de educação para o consumo. O prazo segue até 22 de setembro de 2025 e os interessados podem se inscrever pelo site do órgão.
A formação, oferecida em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), integra a trilha Formação em Defesa do Consumidor e será realizada na modalidade EaD (ensino a distância). Os participantes terão certificação emitida pela Universidade de Brasília (UnB).
Entre os temas disponíveis estão introdução à defesa do consumidor, princípios e direitos básicos do Código do Consumidor, consumo de crédito, prevenção e tratamento do superendividamento, oferta e publicidade, relações de consumo no transporte aéreo e mercado de combustíveis. As cargas horárias variam de 15 a 40 horas.
“Vejo esses cursos como uma excelente oportunidade de consumidores e fornecedores conhecerem seus direitos e obrigações, o que certamente resultará em relações de consumo mais saudáveis e conscientes”, disse o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge.
Segundo a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, os conteúdos abordados podem ajudar a esclarecer dúvidas recorrentes no dia a dia. “Por isso incentivamos que a população aproveite e participe”, afirmou.
Participam da iniciativa Procons de 33 municípios, entre eles Umuarama, Campo Largo, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.
Os direitos do consumidor são um conjunto de regras que protegem quem compra produtos ou contrata serviços. Essas leis existem para equilibrar a relação entre o cliente e a empresa, assegurando que as transações sejam justas.
Isso significa que você tem direito a um produto que funcione conforme foi anunciado, com qualidade e segurança. Se houver algum defeito ou se o que foi prometido não for cumprido, você pode exigir a solução do problema.
As opções vão desde o conserto gratuito e a troca do produto até o reembolso do valor pago. Além disso, é seu direito receber informações claras sobre preços, características e riscos, protegendo-se contra publicidade enganosa e práticas abusivas.
Em caso de dificuldades, o consumidor pode buscar ajuda nos órgãos de defesa, como o Procon, ou até mesmo na Justiça, para que seus interesses sejam respeitados. Essas garantias são fundamentais para promover um mercado de consumo mais ético e transparente para todos.
(OBemdito com informações do Procon-PR)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais