Granizo cobre ruas de Castro na manhã desta terça (26); Defesa Civil apura danos em residências, comércios e prédios públicos (Foto Reprodução/Redes Sociais)
Uma tempestade de granizo atingiu, por volta das 9h desta terça-feira (26), a cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, ainda não há registro de vítimas, mas há relatos de danos em comércios, residências e prédios públicos. A prefeitura mobilizou equipes de várias secretarias para auxiliar no atendimento à população.
Segundo a Defesa Civil municipal, a região sul de Castro foi a mais afetada, com impactos em áreas urbanas e rurais. Até o fim da manhã, servidores das secretarias de Governo, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Segurança Pública estavam atuando no suporte emergencial.
A orientação à população é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 em caso de emergência. Para atendimentos posteriores, como pedidos de abrigo ou reposição de telhas e madeira, o contato deve ser feito com a Guarda Municipal pelo 153.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a tempestade foi causada pelo deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis sobre o estado. Esse sistema de baixa pressão, formado a cerca de 5 km de altitude, cria condições ideais para tempestades de granizo.
“O sistema carrega ar bastante frio em níveis elevados, o que favorece a formação das pedras de gelo. Como a temperatura também está mais baixa na superfície, o granizo se conserva até chegar ao solo”, explicou o meteorologista Allef Matos, do Simepar.
O órgão alerta que ainda há risco de temporais isolados em diversas regiões do Paraná nesta terça-feira, sobretudo no Centro-Sul e Oeste, por influência de uma massa de umidade que se desloca do Norte do país. Desde a madrugada, já havia registros de chuvas intensas e descargas elétricas em áreas do Noroeste, Campos Gerais, Centro-Sul, Região Central e Região Metropolitana de Curitiba.
(OBemdito com informações da AEN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais