Paraná

Atletas do Paraná conquistam prata inédita no Mundial de Ginástica Rítmica

O Brasil conquistou neste sábado (23) a medalha de prata na competição geral por equipes do 41º Mundial de Ginástica Rítmica, disputado no Rio de Janeiro. O resultado é o melhor já alcançado pelo País em mundiais da modalidade.

Com 55.250 pontos nas duas apresentações, a equipe brasileira ficou atrás apenas do Japão, que somou 55.550. A Espanha completou o pódio com 54.750. Foi a primeira vez que o Brasil subiu ao pódio em um Mundial na categoria de conjunto geral, que reúne apresentações com fitas, bolas e arcos.

Entre as cinco atletas da Seleção, duas têm ligação direta com o Paraná. Mariana Gonçalves, de 20 anos, nasceu em Curitiba e treina na Associação de Ginástica Rítmica (AGIR), projeto beneficiado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte). Já Nicole Pircio, de 23 anos, é paulista de Piracicaba, mas vive e treina em Londrina, onde foi bolsista do Programa Geração Olímpica e Paralímpica entre 2017 e 2024.

Além delas, o grupo é formado por Maria Eduarda Arakaki, Maria Paula Caminha e Sofia Pereira.

Desempenho histórico

Na apresentação com cinco fitas, o Brasil obteve 27.400 pontos, a segunda melhor nota do campeonato, atrás apenas da Bulgária. Já no exercício com três bolas e dois arcos, a equipe somou 27.850 pontos, ficando em terceiro lugar no dia, atrás de Japão e Espanha. O desempenho garantiu vaga em duas finais por aparelhos, que serão disputadas neste domingo (24).

Na sexta-feira (22), a paranaense Bárbara Domingos já havia feito história ao alcançar a 9ª colocação no individual geral, o melhor resultado do País na prova. Conhecida como Babi, ela treina em Curitiba e foi a primeira brasileira finalista olímpica da modalidade, em 2024, além de campeã pan-americana individual.

Apoio ao esporte no Estado

O Governo do Paraná mantém programas de incentivo contínuo ao esporte, com destaque para o Proesporte, que desde 2018 já destinou R$ 83 milhões a 577 projetos em todo o Estado. O programa é financiado com recursos do ICMS, permitindo que contribuintes destinem parte do imposto para fomentar atividades esportivas.

Outro pilar é o Geração Olímpica e Paralímpica, maior programa estadual de bolsa-atleta do Brasil, criado em 2011. Na edição de 2025, 1.226 bolsas foram concedidas a atletas e técnicos, em um investimento de R$ 5,2 milhões, viabilizado pela Copel.

Com o apoio, o Paraná reforça sua posição como um dos principais polos formadores da ginástica rítmica no País, impulsionando conquistas históricas como a deste Mundial.

Rudson de Souza

Recent Posts

Refém de ‘Dog Dog’ relata momentos de pânico no Norte do PR: “Nasci de novo”

O empresário Adriano Donizete de Oliveira estava em casa na manhã desta sexta-feira (21), em…

16 minutos ago

Imagens de drone mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir da PCPR pelo telhado de residência

Imagens do drone da Polícia Civil do Paraná (PCPR) mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir pelo…

49 minutos ago

Estudantes de Medicina da Unipar participam de ação pelo Dia da População em Situação de Rua

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) participaram, nesta quarta-feira (19), de…

1 hora ago

Seminovo virou escolha racional e não mais segunda opção: como o mercado automotivo brasileiro mudou nos últimos três anos

O mercado de seminovos em BH e no restante do Brasil vive o maior ciclo de vendas…

1 hora ago

Inovação & Negócios: Palestrante promete compartilhar segredos para encantar clientes

Alexandre Slivnik estará em Umuarama no dia 24 de setembro para a 5ª edição do…

2 horas ago

Mulher de 38 anos que fingia ser menina de 12 anos e fez vítimas no PR é condenada por estelionato

Amanda Maria Souza de Oliveira, de 38 anos, foi condenada por estelionato e falsa identidade

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais