Fotos: Apracam
A ampliação do fornecimento da cannabis medicinal em Umuarama foi tema de uma reunião na última quarta-feira (20). O encontro envolveu a Apracam (Associação Paranaense de Apoio à Cannabis Medicinal), o prefeito Fernando Scanavaca, a Universidade Paranaense (Unipar) e o Ministério Público.
Um representante da Apracam aproveitou a reunião para expor as principais demandas da associação e projetos em andamento. A Apracam está pleiteando uma estrutura de farmácia de manipulação. Em troca, propôs uma parceria para ofertar 100 frascos de óleo gratuitos/mês de cannabis medicinal para o município.
“O ponto central do encontro foi buscar apoio da Prefeitura Municipal para qualificar e ampliar o trabalho da associação. A Apracam destacou a necessidade de viabilizar uma farmácia de manipulação e um laboratório de qualificação. Eles são fundamentais para garantir o fornecimento seguro, rastreável e tecnicamente adequado de medicamentos derivados da cannabis aos pacientes”, informou a associação.
A reunião contou com participação do diretor-executivo da Universidade Paranaense (Unipar), Artur Nappo Dalla Libera, e do promotor de Justiça Marcos Antônio de Souza. A secretária de saúde Lisbeth Scanavaca também esteve presente, reforçando o compromisso da gestão com pautas sociais de relevância para o município.
O diretor-executivo da Unipar ressaltou a importância do apoio acadêmico-científico à iniciativa. Por outro lado, o Promotor de Justiça conferiu ao encontro respaldo jurídico e institucional.
A associação também solicitou o apoio do Executivo para a elaboração de um Projeto de Lei Municipal. O objetivo é regulamentar o fornecimento gratuito de cannabis medicinal pelo SUS em Umuarama. A proposta prevê critérios técnicos, prescrição médica obrigatória, acompanhamento clínico e parcerias institucionais.
Fundada em 2020, a Apracam já acompanha quase mil pacientes em todo o Paraná. A instituição oferece suporte médico e social, além de desenvolver projetos voltados a famílias em situação de vulnerabilidade. Sua rede de profissionais também atua em capacitações e em ações de educação em saúde.
Acompanhe o Instagram da Apracam (clique aqui).
(Informações: OBemdito e Apracam)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais