Filhote de jaguatirica entrou na cozinha da UBS de Tapira (PR); diretora da unidade acredita que o animal buscava comida (Foto Servidores/UPA/Tapira)
Um filhote de jaguatirica foi flagrado na manhã desta quinta-feira, 21, dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Tapira, município localizado a 65 quilômetros de Umuarama. O animal acessou a cozinha da unidade, assustando funcionários, que chegaram a trancá-lo no local, mas em seguida abriram a porta e o deixaram sair.
De acordo com Cristina Pereira Dias de Almeida, diretora da unidade, o felino foi encontrado por uma funcionária do serviço geral que também atua em uma creche do município. “Ele entrou pela porta e foi para a cozinha. Acredito que estava com fome”, relatou.
Segundo o chefe do Escritório Regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Umuarama, Luis Carlos Borges Cardoso, a atitude não foi a mais adequada, já que a Polícia Ambiental Força Verde ou o próprio instituto deveriam ter sido acionados para realizar o resgate seguro do filhote.
O IAT reforça que possui protocolos específicos para situações envolvendo grandes felinos em áreas urbanas. A recomendação é manter distância do animal e acionar imediatamente os canais oficiais de atendimento, pelo telefone (44) 3623-2300. O envio de imagens auxilia na identificação da espécie e agiliza a resposta das equipes.
O órgão ambiental lembra que o avanço da urbanização sobre áreas de mata nativa aumenta os encontros entre felinos e a população. Para reduzir riscos, orienta-se evitar andar sozinho em locais próximos a florestas, manter crianças acompanhadas, fazer barulho em horários de maior atividade dos animais, como início da manhã e fim da tarde, e proteger criações rurais em currais iluminados.
Em caso de animais feridos, a orientação é procurar a secretaria municipal de meio ambiente ou o setor de Fauna do IAT. Já denúncias de maus-tratos, caça ou tráfico de animais devem ser feitas à Polícia Ambiental, pelo Disque Denúncia 181.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais