Brasil

Tarifaço sobre parte de exportações brasileiras entra em vigor nesta quarta-feira

Entraram em vigor nesta quarta-feira (6) as novas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre parte das exportações brasileiras. A medida, anunciada na semana passada pelo presidente norte-americano Donald Trump, afeta cerca de 36% das mercadorias exportadas ao mercado estadunidense. Ao todo, representam 4% das exportações totais do Brasil.

Produtos como café, frutas e carnes passaram a pagar a nova alíquota. Por outro lado, suco de laranja, combustíveis, fertilizantes, minérios e aeronaves civis ficaram de fora do tarifaço. Cerca de 700 itens brasileiros não foram incluídos na medida.

O tarifaço faz parte da política comercial protecionista adotada por Trump. A estratégia busca enfrentar a perda de competitividade dos Estados Unidos frente à China. Desde abril, Washington passou a aplicar tarifas com base no saldo da balança comercial com cada país. Como há superávit com o Brasil, o país foi inicialmente taxado em 10%. Agora, a alíquota subiu para 50%.

Leia também: Polícia deflagra operação contra organização criminosa em Cruzeiro do Oeste e Tapejara

Trump justificou o aumento como resposta a decisões do governo Lula que, segundo ele, prejudicam empresas norte-americanas de tecnologia. Também citou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro como um fator que teria “impacto geopolítico”, elevando a tensão entre os dois países.

Especialistas ouvidos apontam motivações políticas. A medida seria uma reação ao fortalecimento do Brics e à proposta do bloco de adotar moedas alternativas ao dólar em transações internacionais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu em pronunciamento no domingo (3). Disse que o Brasil não aceita ser tratado como “republiqueta” e reafirmou o compromisso com o uso de moedas alternativas.

O governo federal prepara um plano de contingência para empresas prejudicadas pelas tarifas. A estratégia inclui crédito facilitado e estímulo a contratos com órgãos públicos.

Nesta semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que terras raras e minerais críticos poderão ser incluídos nas negociações com os EUA. Esses insumos são essenciais para a indústria de tecnologia e representam uma das maiores disputas entre Washington e Pequim.

Haddad também destacou que o setor cafeeiro pode ser beneficiado caso os Estados Unidos aceitem rever a tarifa sobre o grão. No mesmo dia em que Trump assinou o tarifaço, a China autorizou a exportação de café por 183 empresas brasileiras, aumentando a expectativa de novos mercados.

(OBemdito com informações Agência Brasil)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Umuarama realiza Dia D de multivacinação neste sábado em todas as UBS do município

Todas as UBS do município terão salas de vacinação abertas das 8h às 17h; campanha…

16 minutos ago

Homem é baleado após discussão por dívida em Umuarama

Vítima de 35 anos foi atingida nas pernas no Conjunto Córrego Longe e afirmou à…

27 minutos ago

Mulher de 53 anos é encontrada morta em residência de Pérola

Familiares encontraram a mulher já sem sinais vitais em um imóvel na área rural; Polícia…

43 minutos ago

Jovem tenta impedir abordagem da mãe e ambos são encaminhados à delegacia em Umuarama

Segundo a PM, jovem tentou impedir ação dos policiais após a mãe desobedecer a ordens…

57 minutos ago

Conselho de sentença condena autor de homicídio em Umuarama a pena de 13 anos e 1 mês

O conselho de sentença de Umuarama condenou Leoncio Rodrigues Manço pelo homicídio de Ricardo Corrêa…

12 horas ago

Lula diz a Trump que justificativas para tarifaço contra o Brasil são infundadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta sexta-feira (21) para o presidente dos…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais