Paraná

Oficina para idosos de Nova Olímpia integra e-book da Organização Pan-Americana da Saúde

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Nova Olímpia, iniciou em 2023 a Oficina Cérebro Ativo, uma iniciativa voltada ao público idoso com foco na estimulação cognitiva em diversos contextos. A gerontóloga Gabrielly Valoto conduz a proposta em parceria com a pedagoga e coordenadora do SCFV, Silvana Félix.

A ação tem como objetivo preservar e potencializar funções mentais como memória, atenção e raciocínio, promovendo uma rotina mais ativa, saudável, assim como, com qualidade de vida para as pessoas participantes. A equipe realiza as atividades semanalmente e combina dinâmicas que estimulam as capacidades cognitivas com momentos de interação social, fortalecendo os vínculos comunitários e o bem-estar emocional.

Estímulo à saúde mental e à convivência

De acordo com a gerontóloga Gabrielly Valoto, a Oficina Cérebro Ativo vai além do exercício da mente. “Nosso objetivo é manter os idosos ativos, tanto física quanto mentalmente. A oficina promove momentos de troca, de aprendizado e de cuidado com a saúde mental de forma leve e acolhedora”, afirma.

As atividades se tornaram referência no município por criarem um ambiente de escuta, acolhimento, bem como, partilha de experiências. Isso contribui significativamente para o fortalecimento da autoestima e da autonomia das pessoas idosas. O projeto também oferece um espaço seguro para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, respeitando os limites e a individualidade de cada participante.

Origem da proposta

A ideia da oficina surgiu a partir da observação direta das demandas da população idosa atendida pelo SCFV de Nova Olímpia. A coordenadora Silvana Félix percebeu uma lacuna no atendimento que ia além das atividades físicas e de lazer.

“Percebemos que, além das atividades físicas e de lazer, era necessário oferecer algo que também estimulasse o cérebro. A partir dessa ideia, estruturamos a oficina e os resultados têm sido muito positivos”, conta.

A proposta utiliza estratégias de estimulação cognitiva adaptadas à realidade local, com jogos, desafios e exercícios que desenvolvem funções como atenção, linguagem, memória e planejamento. A equipe do SCFV também acompanha de perto o desenvolvimento de cada idoso, promovendo ajustes nas atividades conforme a evolução dos participantes.

Reconhecimento internacional

A experiência da Oficina Cérebro Ativo ultrapassou os limites da cidade e obteve reconhecimento internacional. A equipe técnica do SCFV registrou a trajetória do projeto em um relato que foi selecionado para compor o Ebook Latino-Americano sobre Práticas Inspiradoras para o Envelhecimento Saudável nas Américas, iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O material faz parte das ações da Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, promovida pelas Nações Unidas como principal estratégia global de valorização da velhice. A meta é transformar a forma como o mundo percebe o envelhecimento e garantir melhorias concretas na vida de pessoas idosas, suas famílias, assim como das comunidades.

A publicação visa reunir práticas exitosas em quatro áreas prioritárias:

  • Mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento;
  • Garantir que as comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas;
  • Entregar serviços de cuidados integrados e atenção primária à saúde centrados na pessoa idosa;
  • Oferecer acesso a ambientes físicos e sociais inclusivos.

A proposta da OPAS e da OMS é “adicionar mais vida aos anos”, colocando a pessoa idosa no centro dos debates e estimulando a articulação entre governos, universidades, setor privado, meios de comunicação e sociedade civil para a construção de políticas públicas que contemplem o envelhecer em todas as fases da vida.

Integração com políticas de saúde global

A Oficina Cérebro Ativo está integrada à estratégia de promoção do envelhecimento saudável e dialoga diretamente com as metas de saúde global estabelecidas Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas organizações destacam a necessidade de ampliar o acesso a serviços que apoiem o envelhecimento com dignidade, funcionalidade, assim como, participação ativa na comunidade.

Por meio de uma abordagem inclusiva e acessível, a iniciativa de Nova Olímpia fortalece o papel do SCFV contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais atenta às necessidades da população idosa.

A publicação, disponível gratuitamente em formato digital, pode ser acessada clicando aqui.

Leia também: Nova Olímpia elege novos representantes para o Conselho Municipal de Turismo

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

8 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

8 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

8 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

9 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

9 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais