Foto: Danilo Martins/OBemdito
Após quase um ano de processo, o fazendeiro Ésio Anísio de Souza, de 58 anos, morador de Juína (MT), foi absolvido das acusações de homicídio e uso de identidade falsa. A decisão foi proferida na segunda-feira (4), pelo Tribunal do Júri da Comarca de Cruzeiro do Oeste.
A absolvição foi baseada na tese de legítima defesa, sustentada pela defesa técnica. O Conselho de Sentença reconheceu a autoria do crime, mas entendeu que Ésio agiu para se defender. Com isso, sua prisão preventiva foi revogada e ele foi liberado imediatamente.
O caso ocorreu em 14 de agosto de 2024, em Tuneiras do Oeste. A vítima, João José Pedroso, farmacêutico de 50 anos, foi morta a tiros dentro de seu estabelecimento comercial. O crime, de natureza passional segundo a investigação, causou comoção na cidade.
Leia também: Foragidos da Justiça são presos em bairros distintos de Umuarama
Segundo a polícia, o crime ocorreu por volta das 17h40. Após os disparos, Ésio fugiu da cena em um Fiat Strada prata, em direção à estrada das Três Porobas. A Polícia Militar de Mariluz interceptou o veículo ainda na noite do crime.
Durante a abordagem, os policiais apreenderam R$ 5 mil em dinheiro, um canivete e documentos falsificados. Inicialmente, Ésio apresentou identidade falsa, mas depois confessou o homicídio e revelou ter jogado a arma do crime na rodovia PR-180. O revólver calibre 357 foi encontrado sem munição. Após a prisão, ele foi encaminhado à 7ª Subdivisão Policial de Umuarama, onde ficou detido até o julgamento.
Durante o júri, os advogados Wilton Silva Longo e Matheus Henrique Barbosa Lopes alegaram que o crime foi cometido em legítima defesa. O júri afastou a qualificadora de homicídio e optou pela absolvição. O juiz substituto, Altair Rodrigues Lopes Filho, acolheu a decisão e expediu o alvará de soltura. Familiares e amigos de Ésio receberam a decisão com alívio.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais