Brasil

Senador Marcos do Val é levado pela PF para colocar tornozeleira eletrônica em Brasília

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi conduzido nesta segunda-feira (4) pela Polícia Federal (PF) para instalar uma tornozeleira eletrônica, conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ordem foi executada após o parlamentar desembarcar no aeroporto de Brasília, vindo da Flórida, nos Estados Unidos.

Além da tornozeleira, Moraes determinou a apreensão do passaporte diplomático de Do Val e impôs novas restrições de circulação, incluindo proibição de sair de casa à noite, aos fins de semana, feriados e dias de folga. O ministro também manteve o bloqueio de contas bancárias e a proibição do uso de redes sociais.

Ministro fala em “afronta ao Judiciário”

Segundo Moraes, Do Val descumpriu medidas cautelares ao deixar o país sem autorização judicial, mesmo após ter o pedido de viagem negado. O ministro classificou a conduta como “afronta ao Judiciário”, lembrando que o senador deveria ter entregado todos os passaportes o que, segundo a PF, não foi cumprido integralmente.

“O investigado burlou as medidas cautelares impostas e deixou o país de forma irregular”, afirmou Moraes na decisão.

A PF já havia tentado apreender os documentos em endereços do senador em Brasília e Vitória (ES), mas não obteve sucesso na ocasião. A medida, inicialmente tomada por Moraes, foi posteriormente confirmada pela Primeira Turma do STF.

Senador nega irregularidades

Em nota oficial, Do Val afirmou não ter descumprido nenhuma medida e alegou que nunca esteve proibido de sair do país, nem representava risco de fuga. O gabinete do senador reforçou que ele não é réu nem foi condenado em nenhum processo judicial.

“As medidas impostas prejudicam o pleno exercício do mandato”, declarou a assessoria.

A defesa informou que acompanhará o caso e pretende adotar medidas judiciais para preservar os direitos constitucionais do parlamentar.

Investigação no STF

Marcos do Val é investigado no STF por ataques em redes sociais contra delegados da PF responsáveis por apurações envolvendo apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele também é suspeito de participar de um plano para anular as eleições de 2022.

OBemdito com informações da Agência Estado

Rudson de Souza

Recent Posts

Para onde vão as lâmpadas descartadas pelos umuaramenses? OBemdito responde

Lâmpada queimada não deve ir para o lixo comum. Veja 11 locais em Umuarama onde…

10 horas ago

Mulher avança com espeto contra pedestre e é contida com Taser em Umuarama

Segundo a PM, mulher de 49 anos apresentava sinais de surto e também tentou arremessar…

11 horas ago

Família comunica o falecimento de Augusta Maria de Jesus, aos 108 anos, moradora de Xambrê

Matriarca de cinco gerações morreu na madrugada deste domingo (23), após ser internada por complicações…

11 horas ago

INSS libera consignado sem biometria facial; veja o que muda

Aposentados e pensionistas que não possuem biometria nas bases do governo poderão autorizar empréstimos pelo…

12 horas ago

Homem cai de jet ski durante aniversário e desaparece em represa no Paraná

Vítima de 49 anos estaria comemorando a data com familiares quando caiu na água; bombeiros…

12 horas ago

IFPR de Umuarama emite nota de pesar por Gabriel, cão querido pela comunidade

Instituição publicou homenagem ao animal que fazia parte da rotina do campus e afirmou que…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais