Cotidiano

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai após colisão no interior de SP

Um acidente envolvendo dois aviões da Esquadrilha da Fumaça foi registrado por volta das 10h30 desta quarta-feira (30), entre Descalvado e Porto Ferreira (SP). As aeronaves colidiram no ar durante um treinamento. Uma delas caiu. O outro avião conseguiu pousar sem danos.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto da aeronave acidentada conseguiu se ejetar e passa bem. Ele está sob avaliação médica, como determinam os protocolos para esse tipo de ocorrência. Nenhuma pessoa ficou ferida.

As aeronaves envolvidas são do modelo A-29 Super Tucano, utilizadas pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. O treinamento ocorria em área desabitada, previamente autorizada para voos de acrobacia.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira foram mobilizadas e permanecem no local. Investigadores do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) já foram acionados para apurar as causas do acidente. O objetivo da investigação é evitar que novas ocorrências semelhantes aconteçam.

Leia também: PF cumpre mandados contra tráfico e lavagem de dinheiro em Douradina, Icaraíma e Xambrê

O A-29 Super Tucano é um avião turboélice projetado para missões de ataque leve e vigilância. Também é usado na formação de pilotos de caça da FAB e no patrulhamento de fronteiras. O modelo substituiu o tradicional Tucano T-27, que foi utilizado pela Esquadrilha por mais de três décadas.

Mais veloz e robusto, o Super Tucano pode alcançar até 690 km/h e tem praticamente o dobro do peso e da potência do T-27. Os pilotos da FAB passaram a treinar com o A-29 em 2013. Criada em 1952, a Esquadrilha da Fumaça foi incorporada oficialmente à FAB em 1963. Após um período de desativação, voltou às atividades em 1983, quando passou a operar com aviões fabricados no Brasil.

(OBemdito com informações Folha de São Paulo e Metrópoles)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ponte Ayrton Senna passa por modernização e reforça a conexão logística entre PR e MS

Uma das principais estruturas de integração rodoviária sobre o Rio Paraná, a Ponte Ayrton Senna,…

7 horas ago

Suspeito de duplo homicídio em Umuarama se apresenta à PCPR e confessa o crime

O homem suspeito de cometer um duplo homicídio em Umuarama se apresentou à Polícia Civil…

8 horas ago

Mais de 2 mil atletas disputam reta final da Copinha Smel em Umuarama

A Copinha Smel de Futsal de Base está na reta final em Umuarama. A Secretaria…

9 horas ago

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na PR-323 perto do viaduto de acesso de Umuarama

Um motociclista de 23 anos ficou gravemente ferido em uma colisão entre uma Yamaha MT-03…

9 horas ago

Lula sanciona lei que exige aprovação em exame nacional para médicos exercerem a profissão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (6) a lei que transforma…

10 horas ago

Saiba como o cérebro transforma os sons, interpreta estímulos e dá sentido ao que ouvimos

A percepção sonora é o processo pelo qual o cérebro interpreta as ondas sonoras que…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais