Porto clandestino usado por traficantes na fronteira com o Paraguai foi destruído com explosivos controlados pelas forças de segurança (Foto PMPR)
A Operação Sinergia II, realizada entre os dias 22 e 27 de julho pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), resultou em 271 prisões, 12,4 toneladas de drogas apreendidas, 99 armas recolhidas e 375 mandados judiciais cumpridos.
A ofensiva também contabilizou a abordagem de 30 mil pessoas, revistas em 72 unidades prisionais, 103 exames periciais, 97 veículos apreendidos e 22 veículos roubados recuperados.
Coordenada pela SESP no âmbito da Missão Paraná, a operação teve início em Guaíra, cidade na fronteira com o Paraguai, e se estendeu por todo o estado.
As ações integraram forças da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal, com apoio de unidades especializadas como o Bope, BPFron e Tigre, além da Polícia Federal.
Um dos principais resultados foi a desativação de um porto clandestino em Guaíra, identificado como rota estratégica para o tráfico internacional de entorpecentes.
A estrutura, usada para o escoamento de drogas vindas do Paraguai, foi destruída com cargas explosivas controladas, com apoio do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal.
“Mostramos que as forças de segurança estarão presentes em qualquer lugar do estado, sufocando o crime organizado e trazendo ordem pública ao cidadão”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacando a integração entre os poderes e a comunidade.
Das 12,4 toneladas de drogas, 12.267 kg eram de maconha, 76 kg de cocaína e 52 kg de crack, o que representa um prejuízo de aproximadamente R$ 2,1 milhões ao crime organizado, segundo estimativas da SESP.
Encerrada no domingo (27), a Missão Paraná transferiu temporariamente a estrutura administrativa da SESP para Marechal Cândido Rondon, com o objetivo de aproximar a gestão das demandas regionais.
Durante a semana, foram realizadas reuniões com prefeitos, vereadores, empresários e conselhos de segurança, além de palestras abertas à comunidade.
O Programa Mulher Segura, voltado à prevenção da violência contra mulheres, reuniu mais de 1.200 participantes em diversas cidades do Oeste, Noroeste e Sudoeste do Paraná.
OBemdito com informações da AEN
Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…
Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…
Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…
Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…
Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…
Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…
Este site utiliza cookies
Saiba mais