Foto: CGN Online
A Polícia Federal revelou detalhes de uma investigação que envolve tráfico internacional de drogas, venda de armas de guerra e corrupção policial. Nelson Gustavo Amarilla Elizeche, conhecido como “Nortenho”, aparece como principal articulador do grupo criminoso que opera na região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Ele foi preso em Cascavel, no oeste do Paraná, em setembro de 2024.
Segundo a PF, o paraguaio ostentava fuzis em vídeos, desfilava com carros de luxo e comandava a remessa de drogas para países vizinhos. A facção também mantinha um esquema de proteção envolvendo policiais civis, militares e penais brasileiros.
A prisão de Nortenho ocorreu durante a Operação Blacklist, deflagrada em maio de 2025. A ação cumpriu nove mandados em cidades de São Paulo e Mato Grosso. O inquérito, iniciado em 2022, revelou a atuação de mulheres como “mulas” no tráfico internacional, mas evoluiu para descobrir crimes mais graves.
A investigação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) detalha que a facção mantinha uma logística própria para o envio de drogas e armas. Vídeos e áudios obtidos pela PF comprovam o planejamento de execuções, remessas de drogas e pagamento de propinas a policiais brasileiros e paraguaios.
Leia também: Confusão em posto termina com perseguição, tiros e prisão de motorista em Umuarama
Entre os presos estão Claudio Julio dos Santos, o “Piolho”, e Sidney Augusto Magalhães, conhecido como “Colt”. Ambos aparecem como operadores diretos do esquema liderado por Nortenho.
Dois servidores públicos brasileiros também são investigados: o policial militar Rogério de Almeida Marques e o policial penal Valter Ferreira dos Santos. De acordo com a PF, eles forjavam ocorrências e recebiam pagamentos para proteger as ações da facção.
A organização criminosa está ligada à apreensão de 4 toneladas de maconha no porto de Paranaguá e ao envio de 21 kg de pasta base por aeroporto. Os investigadores apontam que a influência do grupo se estende por toda a rota do tráfico entre o Paraguai e o Brasil.
(OBemdito com informações Metrópoles)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais