Cotidiano

Polícias desativam porto clandestino usado pelo tráfico internacional em Guaíra

As forças de segurança do Paraná desativaram, nesta sexta-feira, 25, um porto clandestino utilizado como rota do tráfico internacional de drogas, no município de Guaíra, na fronteira com o Paraguai. A ação integra a Missão Paraná, operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SESP), com apoio da Polícia Federal.

A estrutura, segundo as autoridades, funcionava como ponto estratégico de recepção e escoamento de entorpecentes, sendo considerada uma das principais rotas logísticas do crime organizado na região. Para impedir a reutilização do local, o porto foi demolido com cargas explosivas controladas, garantindo a segurança do entorno.

“Estamos agindo com inteligência e força integrada para neutralizar pontos críticos utilizados por organizações criminosas”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira.

Participaram da ação o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), o BOPE (da PMPR), o Tigre (da Polícia Civil) e o Nepom (Núcleo Especial de Polícia Marítima, da Polícia Federal).

Apreensões em alta

Segundo dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da SESP, o volume de drogas apreendidas na região de fronteira cresceu 43,78% no primeiro semestre de 2025: foram 349,8 toneladas, contra 243,2 toneladas no mesmo período de 2024.

De acordo com o Anuário de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Paraná liderou as apreensões no Brasil em 2024, com 36,5% de todo o volume nacional, somando 769,4 toneladas de drogas retiradas de circulação. O Estado também foi responsável por 89,7% das apreensões na região Sul.

Em 2025, o ritmo continua alto: já foram 271 mil quilos apreendidos até junho, apenas 11 mil a menos que o Mato Grosso do Sul, segundo dados do Sinesp.

OBemdito com informações da AEN

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais