Estrutura às margens do rio Paraná era usada como ponto logístico por organizações criminosas e foi demolida com explosivos controlados (Foto PMPR)
As forças de segurança do Paraná desativaram, nesta sexta-feira, 25, um porto clandestino utilizado como rota do tráfico internacional de drogas, no município de Guaíra, na fronteira com o Paraguai. A ação integra a Missão Paraná, operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SESP), com apoio da Polícia Federal.
A estrutura, segundo as autoridades, funcionava como ponto estratégico de recepção e escoamento de entorpecentes, sendo considerada uma das principais rotas logísticas do crime organizado na região. Para impedir a reutilização do local, o porto foi demolido com cargas explosivas controladas, garantindo a segurança do entorno.
“Estamos agindo com inteligência e força integrada para neutralizar pontos críticos utilizados por organizações criminosas”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira.
Participaram da ação o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), o BOPE (da PMPR), o Tigre (da Polícia Civil) e o Nepom (Núcleo Especial de Polícia Marítima, da Polícia Federal).
Segundo dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da SESP, o volume de drogas apreendidas na região de fronteira cresceu 43,78% no primeiro semestre de 2025: foram 349,8 toneladas, contra 243,2 toneladas no mesmo período de 2024.
De acordo com o Anuário de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Paraná liderou as apreensões no Brasil em 2024, com 36,5% de todo o volume nacional, somando 769,4 toneladas de drogas retiradas de circulação. O Estado também foi responsável por 89,7% das apreensões na região Sul.
Em 2025, o ritmo continua alto: já foram 271 mil quilos apreendidos até junho, apenas 11 mil a menos que o Mato Grosso do Sul, segundo dados do Sinesp.
OBemdito com informações da AEN
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais