Sem categoria

Umuarama é destaque no Paranaense de Taekwondo com medalhas e superação

Com um desempenho marcante dentro e fora dos tatames, a Associação Rebelatto de Taekwondo, de Umuarama, foi um dos grandes destaques do 44º Campeonato Paranaense de Taekwondo, realizado nos dias 18, 19 e 20 de julho, em Cascavel. O evento reuniu 1.246 atletas de diversas cidades do estado em uma das principais seletivas para o Campeonato Brasileiro, que será disputado em setembro, em Aracaju (SE).

A delegação de Umuarama foi representada por 27 atletas e conquistou a 10ª colocação geral no ranking oficial da Federação Paranaense de Taekwondo. Os resultados foram expressivos: 3 medalhas de ouro, 5 de prata e 2 de bronze, reflexo da dedicação coletiva e da superação individual dos participantes.

Entre os destaques está Maria Eduarda, que paralisou o ginásio ao disputar sete lutas consecutivas, emocionando o público com garra, técnica e determinação. Outro feito inédito foi a participação de cinco atletas venezuelanos, todos residentes em Umuarama, que subiram ao pódio com medalhas, reforçando o papel social e integrador do projeto.

A equipe ainda celebrou a conquista de ouro de um atleta autista, morador do distrito de Serra dos Dourados, prova do compromisso da Associação com a inclusão e respeito à diversidade.

A Associação Rebelatto atua em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) e o CMDCA, atendendo 375 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nos bairros Sonho Meu, Ouro Branco, San Martin II, Lovat, Serra dos Dourados e Parque Jabuticabeiras. O projeto aposta no esporte como ferramenta de transformação, disciplina e acolhimento.

Inspiração dentro e fora dos tatames

Com 17 anos, Ana Júlia das Neves Silva é um dos maiores orgulhos da Associação Rebelatto. Aluna do projeto Taekwondo da Cidadania, no bairro Ouro Branco, ela é mais do que uma atleta premiada: tornou-se inspiração para os irmãos Pedro Henrique, de 11 anos, e Miguel Henrique, de 5, este último, autista, encontrou no esporte um espaço de crescimento e socialização.

“Pedro sempre a acompanhou nas aulas e hoje também treina. Já o Miguel começou recentemente e está no nível 2”, conta a mãe, Delma Silva, professora. “Ela inspira os dois e nos dá muito orgulho.”

Ana Júlia iniciou no Taekwondo aos 8 anos, influenciada pelo pai, Sérgio Henrique das Neves, que praticou a modalidade na juventude. “Desde a primeira aula experimental, ela se apaixonou”, relembra Delma.

Apesar de ter se afastado por um período, a atleta retornou aos treinos em 2024 com ainda mais determinação. “Ela sempre teve facilidade, é dedicada, e agora quer disputar novamente a seletiva do Paranaense para entrar na seleção estadual”, afirma o professor Ailton Rebelatto.

No último ano do ensino médio, Ana Júlia sonha em cursar Educação Física e seguir no esporte como atleta ou professora. Também gosta de língua portuguesa e pintura, e planeja conciliar os estudos com o trabalho no futuro. “Desejo que ela continue evoluindo e vá ainda mais longe”, diz a mãe, emocionada.

Rudson de Souza

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

7 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

8 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

8 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

8 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

9 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais