Delegação da Associação Rebelatto conquistou 10 medalhas e emocionou o público no Campeonato Paranaense de Taekwondo, em Cascavel (Foto Associação Rebelatto de Taekwondo)
Com um desempenho marcante dentro e fora dos tatames, a Associação Rebelatto de Taekwondo, de Umuarama, foi um dos grandes destaques do 44º Campeonato Paranaense de Taekwondo, realizado nos dias 18, 19 e 20 de julho, em Cascavel. O evento reuniu 1.246 atletas de diversas cidades do estado em uma das principais seletivas para o Campeonato Brasileiro, que será disputado em setembro, em Aracaju (SE).
A delegação de Umuarama foi representada por 27 atletas e conquistou a 10ª colocação geral no ranking oficial da Federação Paranaense de Taekwondo. Os resultados foram expressivos: 3 medalhas de ouro, 5 de prata e 2 de bronze, reflexo da dedicação coletiva e da superação individual dos participantes.
Entre os destaques está Maria Eduarda, que paralisou o ginásio ao disputar sete lutas consecutivas, emocionando o público com garra, técnica e determinação. Outro feito inédito foi a participação de cinco atletas venezuelanos, todos residentes em Umuarama, que subiram ao pódio com medalhas, reforçando o papel social e integrador do projeto.
A equipe ainda celebrou a conquista de ouro de um atleta autista, morador do distrito de Serra dos Dourados, prova do compromisso da Associação com a inclusão e respeito à diversidade.
A Associação Rebelatto atua em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) e o CMDCA, atendendo 375 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nos bairros Sonho Meu, Ouro Branco, San Martin II, Lovat, Serra dos Dourados e Parque Jabuticabeiras. O projeto aposta no esporte como ferramenta de transformação, disciplina e acolhimento.
Com 17 anos, Ana Júlia das Neves Silva é um dos maiores orgulhos da Associação Rebelatto. Aluna do projeto Taekwondo da Cidadania, no bairro Ouro Branco, ela é mais do que uma atleta premiada: tornou-se inspiração para os irmãos Pedro Henrique, de 11 anos, e Miguel Henrique, de 5, este último, autista, encontrou no esporte um espaço de crescimento e socialização.
“Pedro sempre a acompanhou nas aulas e hoje também treina. Já o Miguel começou recentemente e está no nível 2”, conta a mãe, Delma Silva, professora. “Ela inspira os dois e nos dá muito orgulho.”
Ana Júlia iniciou no Taekwondo aos 8 anos, influenciada pelo pai, Sérgio Henrique das Neves, que praticou a modalidade na juventude. “Desde a primeira aula experimental, ela se apaixonou”, relembra Delma.
Apesar de ter se afastado por um período, a atleta retornou aos treinos em 2024 com ainda mais determinação. “Ela sempre teve facilidade, é dedicada, e agora quer disputar novamente a seletiva do Paranaense para entrar na seleção estadual”, afirma o professor Ailton Rebelatto.
No último ano do ensino médio, Ana Júlia sonha em cursar Educação Física e seguir no esporte como atleta ou professora. Também gosta de língua portuguesa e pintura, e planeja conciliar os estudos com o trabalho no futuro. “Desejo que ela continue evoluindo e vá ainda mais longe”, diz a mãe, emocionada.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais