Sem categoria

Umuarama é destaque no Paranaense de Taekwondo com medalhas e superação

Com um desempenho marcante dentro e fora dos tatames, a Associação Rebelatto de Taekwondo, de Umuarama, foi um dos grandes destaques do 44º Campeonato Paranaense de Taekwondo, realizado nos dias 18, 19 e 20 de julho, em Cascavel. O evento reuniu 1.246 atletas de diversas cidades do estado em uma das principais seletivas para o Campeonato Brasileiro, que será disputado em setembro, em Aracaju (SE).

A delegação de Umuarama foi representada por 27 atletas e conquistou a 10ª colocação geral no ranking oficial da Federação Paranaense de Taekwondo. Os resultados foram expressivos: 3 medalhas de ouro, 5 de prata e 2 de bronze, reflexo da dedicação coletiva e da superação individual dos participantes.

Entre os destaques está Maria Eduarda, que paralisou o ginásio ao disputar sete lutas consecutivas, emocionando o público com garra, técnica e determinação. Outro feito inédito foi a participação de cinco atletas venezuelanos, todos residentes em Umuarama, que subiram ao pódio com medalhas, reforçando o papel social e integrador do projeto.

A equipe ainda celebrou a conquista de ouro de um atleta autista, morador do distrito de Serra dos Dourados, prova do compromisso da Associação com a inclusão e respeito à diversidade.

A Associação Rebelatto atua em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) e o CMDCA, atendendo 375 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nos bairros Sonho Meu, Ouro Branco, San Martin II, Lovat, Serra dos Dourados e Parque Jabuticabeiras. O projeto aposta no esporte como ferramenta de transformação, disciplina e acolhimento.

Inspiração dentro e fora dos tatames

Com 17 anos, Ana Júlia das Neves Silva é um dos maiores orgulhos da Associação Rebelatto. Aluna do projeto Taekwondo da Cidadania, no bairro Ouro Branco, ela é mais do que uma atleta premiada: tornou-se inspiração para os irmãos Pedro Henrique, de 11 anos, e Miguel Henrique, de 5, este último, autista, encontrou no esporte um espaço de crescimento e socialização.

“Pedro sempre a acompanhou nas aulas e hoje também treina. Já o Miguel começou recentemente e está no nível 2”, conta a mãe, Delma Silva, professora. “Ela inspira os dois e nos dá muito orgulho.”

Ana Júlia iniciou no Taekwondo aos 8 anos, influenciada pelo pai, Sérgio Henrique das Neves, que praticou a modalidade na juventude. “Desde a primeira aula experimental, ela se apaixonou”, relembra Delma.

Apesar de ter se afastado por um período, a atleta retornou aos treinos em 2024 com ainda mais determinação. “Ela sempre teve facilidade, é dedicada, e agora quer disputar novamente a seletiva do Paranaense para entrar na seleção estadual”, afirma o professor Ailton Rebelatto.

No último ano do ensino médio, Ana Júlia sonha em cursar Educação Física e seguir no esporte como atleta ou professora. Também gosta de língua portuguesa e pintura, e planeja conciliar os estudos com o trabalho no futuro. “Desejo que ela continue evoluindo e vá ainda mais longe”, diz a mãe, emocionada.

Rudson de Souza

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais