Foto de arquivo: Roberto Dziura/AEN
Umuarama é um dos 150 municípios do Paraná confirmados para participar 3ª Caminhada do Meio-Dia contra o Feminicídio. A Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), do governo do Paraná, promove o evento. Marcada para o próximo dia 22 de julho, a mobilização visa conscientizar a sociedade e promover rupturas culturais necessárias para o fim da violência contra a mulher.
A 3ª Caminhada do Meio-Dia integra a programação promovida pelo Poder Público no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado por meio de lei de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri (PP). Além de Umuarama, outras cidades da região confirmaram o evento. São elas: Altônia, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Maria Helena, Perobal, Pérola, Rondon e Xambrê.
A data é prevista hoje nos artigos 258 e 259 do Código da Mulher Paranaense (Lei Estadual nº 21.926/2024), que preveem a realização de debates, seminários e outros eventos relacionados ao feminicídio.
O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, em Guarapuava. Ela foi assassinada pelo marido em 2018, ao ser jogada da sacada do apartamento no qual o casal morava.
Dados da Semipi mostram que a mobilização ganha cada vez mais força. Na primeira edição, em 2023, 74 municípios promoveram a Caminhada do Meio-Dia. O número passou para cerca de 103 no segundo ano, em 2024 – um aumento de 39%. Os 150 municípios confirmados até então representam um crescimento de 45% na adesão frente à mobilização anterior.
A Semipi sugere que as participantes usem roupas brancas, propondo uma mensagem de paz e união na construção de uma sociedade livre de qualquer forma de violência contra as mulheres. Em Curitiba, a concentração será mais uma vez na Praça Santos Andrade, de onde os participantes seguirão em caminhada até a Boca Maldita.
(Informações: OBemdito e AEN)
Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja
Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.
Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Este site utiliza cookies
Saiba mais