Fotos: Assessoria PMU
Um novo projeto vai viabilizar 200 castrações mensais de cães e gatos de forma gratuita em Umuarama. A iniciativa acontece através de uma parceria entre a Prefeitura – por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal – e a Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau).
O projeto começou na última semana e tem como objetivo o controle populacional de cães e gatos nos bairros mais populosos da cidade. A primeira região contemplada é a do Parque Jabuticabeiras.
De acordo com a Prefeitura, o investimento será de cerca de R$ 50 mil mensais (por 10 meses) para a castração de até 200 animais a cada 30 dias. O projeto tem o apoio do deputado federal delegado Matheus Laiola (União Brasil/PR).
“Vamos atuar conforme a demanda de cada região. Se houver sobra de castrações em determinado bairro, a cota poderá ser repassada para outra região”, informou o responsável pela divisão de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal do município, o veterinário José Guilherme Junior.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi, o projeto visa reduzir o número de animais soltos nas ruas. Bem como, a pressão que a superpopulação causa sobre entidades e cuidadores que prestam esse serviço, geralmente de forma voluntária.
A prioridade são os animais de rua, abandonados ou negligenciados pelos donos, e também os acolhidos por protetores voluntários. Além disso, havendo possibilidade, também serão atendidos animais de famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Além do procedimento cirúrgico, oferecido para animais machos e fêmeas, o projeto também dispensa os medicamentos indicados para o pós-operatório. Animais de rua ficarão na clínica veterinária até a recuperação”, informa a presidente da Saau, Ana Polaquini.
Leia também: Scanavaca pede recursos para novo canil da Saau em visita do deputado Matheus Laiola.
Interessados em castrar seus bichos de estimação, que se enquadram nos requisitos do projeto, precisam fazer as inscrições. Para isso, devem procurar o presidente da associação de moradores do seu bairro ou os protetores voluntários cadastrados na Prefeitura.
Em seguida, os responsáveis encaminham as inscrições para a Saau. A entidade convocará os tutores para a realização de exames nos pets e, estando tudo bem com a saúde do animal, acontece o agendamento da castração. O não comparecimento na data marcada implicará a perda da vaga.
Os interessados podem obter mais informações na Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal. O telefone para contato é (44) 3621-4141. Também é possível comparecer pessoalmente. A Secretaria fica no prédio do Paço Municipal, na avenida Rio Branco, 3717, Centro Cívico.
(Informações: Assessoria PMU)
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais